sexta-feira, 24 de abril de 2015

Angola/Timor-Leste agradece ajuda

24 abril 2015, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

João Dias, Jacarta

O Presidente de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, agradeceu ontem em Jacarta o apoio prestado por Angola na presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que o país assume desde Julho do ano passado.

Taur Matan Ruak manifestou o reconhecimento do seu país depois de um encontro com o Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, à margem da Cimeira Ásia-África, no quadro das celebrações dos 60 anos da Conferência de Bandung.

Taur Matan Ruak disse aos jornalistas que aproveitou o encontro com Manuel Vicente para reforçar as relações de cooperação entre os dois países, que
qualificou como “muitíssimo boas”, sobretudo no domínio económico, no qual Timor-Leste pretende ver reforçada a parceria estratégica na indústria petrolífera.
 
À margem da Cimeira, os ministros das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, de Timor-Leste, Hernâni Coelho, da Guiné-Bissau, Mário Lopes Rosa, e de Moçambique, Oldemiro Baloi, decidiram realizar um trabalho de consulta sobre os aspectos da mobilidade no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O chefe da diplomacia de Timor-Leste, país com a presidência bienal da CPLP desde Julho de 2014, referiu que os quatro ministros falaram igualmente sobre a criação de um consórcio na área da energia, que foi proposto pelos Chefes de Estado e de Governo em 2014, assunto que deve ser abordado numa próxima reunião dos ministros dos países da CPLP responsáveis por essa pasta.

“Timor-Leste vai fazer circular uma proposta para a data da reunião do Conselho de Ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP, que deve ter lugar em Julho”, acrescentou Hernâni Coelho, que lembrou que nem todos os membros da CPLP estiveram representados na reunião informal de meia hora em Jacarta.No encontro foram também feitas propostas sobre o secretariado da CPLP em Timor-Leste, nomeadamente sobre o tipo de actividades que deviam ser desenvolvidas, disse Hernâni Coelho.

Timor-Leste vai sugerir aos restantes membros da CPLP a criação de uma equipa exclusiva para preparar um documento sobre o que deve ser realizado no âmbito da visão estratégica da organização e que serve depois de recomendação para o Conselho de Ministros, segundo Hernâni Coelho.

Fim da Cimeira

O Presidente da Indonésia, Joko Widodo, disse ontem em Jacarta que os três principais documentos finais adoptados pelos Estados -- Mensagem de Bandung, Nova Parceria Estratégica e Independência da Palestina -- são a voz do renascimento dos povos da Ásia e da África. “Esta é a voz de reavivamento das nações asiáticas e africanas que não pode ser substituída por ninguém”, disse o Presidente Joko Widodo, pouco antes de encerrar a 60ª Conferência Ásia-África, que visou incentivar a cooperação mutuamente benéfica e os valores da solidariedade. O Presidente da Indonésia dirigiu a Cimeira com o Presidente do Zimbabwe e da União Africana, Robert Mugabe, cujo discurso é favorável em manter a “chama” dos ditames que norteiam a cooperação Sul-Sul, bem como a solidariedade e a estabilidade das nações dos dois continentes.

Timor-Leste, Taur Matan Ruak, agradeceu ontem em Jacarta o apoio prestado por Angola na presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que o país assume desde Julho do ano passado.


Nenhum comentário: