quarta-feira, 29 de abril de 2015

Moçambique/˝Camarada Hashim Mbita, um destacado combatente pela libertaçao dos povos de Africa e do mundo˝--- Frelimo*

28 Abril 2015, Frente de Libertação de Moçambique http://www.frelimo.org.mz (Moçambique)


MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS PELA MORTE DO BRIGADEIRO GENERAL HASHIM MBITA

Foi com profunda mágoa e consternação que tomamos conhecimento, hoje, dia 26 de Abril de 2015, da morte do Brigadeiro General, Camarada Hashim Mbita, um destacado combatente pela libertaçao dos povos de Africa e do mundo.

O camarada Brigadeiro General Hashim Mbita, um grande amigo da FRELIMO e do povo moçambicano
, dedicou todas as suas energias à causa de libertação da África e, em particular, no apoio a luta de libertação dos movimentos da Africa Austral um dos principais objectivos da Organizaçao da Unidade Africana (OUA) que visava, entre outros, reforçar a unidade e solidariedade dos povos e Estados Africanos, defender a integridade territorial e suas independências bem como eliminar, de todas as formas, o colonialismo em Africa e no mundo.

No desempenho das funções de Secretário-Executivo do Comité de Libertação da OUA, o Camarada
Hashim Mbita não poupou esforços para garantir a recolha e gestão dos diversos apoios como a criação de infra-estruturas, treinos militares, medicamentos e
apoio político multifacetado que viriam a constituir-se cruciais para a conquista das independências dos países da região austral até então sob o jugo colonial, nomeadamente, Moçambique, Angola, Zimbabwe, Namibia, Africa do Sul.

Reconhecendo a importância das lutas de libertação promovidas pelos movimentos da Africa Austral para as futuras gerações, o camarada Hashim Mbita continuou a sua epopeia através da investigação, recolha, catalogação e compilação de dados materiais e orais que culminaram com uma publicaçao que documenta a história da luta de libertaçao na nossa região, que teve a Tanzania como um dos seus berços.

Sao poucas as palavras que podemos encontrar para descrever a vida e obra do Brigadeiro General Hashim Mbita. Temos a certeza que, em sua memória, devemos saber honrar e preservar os ideais pelos quais o Camarada Hashim Mbita lutou e saberemos também transmitir os seus ensinamentos às novas gerações na luta que devemos continuar a travar para combatermos os males que ainda afectam o nosso continente e o mundo em geral, uma das quais a pobreza que ainda afecta os nossos povos.

Camarada Presidente,

Quero, em meu nome e do Comité Central, da Comissão Política, de todos militantes da FRELIMO e do Povo Moçambicano em geral, endereçar a si Camarada Presidente, ao Chama Cha Mapinduzi, ao Povo Tanzaniano e à família enlutada as nossas mais sentidas condolências pelo falecimento do Brigadeiro General, Camarada 
Hashim Mbita.

Paz a sua alma.

Ao
Camarada Jakaya Kikwete,
Presidente do Chama Cha Mapinduzi (CCM)
D a r - E s - S a l a a m

A Luta Continua
O Presidente da FRELIMO

Filipe Jacinto Nyusi

*Título de Mercosul & CPLP + BRICS

----------

Moçambique/Morte de Hashim Mbita é duro golpe para África
29 abril 2015, Jornal Noticias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

O membro da Comissão Política da Frelimo, o general Alberto Chipande, disse ontem que a morte do antigo secretário executivo do Comité de Libertação da OUA, Hashim Mbita, constitui um duro golpe para África.

Chipande sublinhou que o tanzaniano Mbita foi decisivo na libertação dos povos africanos, particularmente da África Austral, e em especial do povo moçambicano.

O veterano da luta de libertação nacional falava após a assinatura do livro de condolências pela morte do antigo secretário executivo do Comité de Libertação da Organização da Unidade Africana, que durante vinte anos desempenhou um papel importante para a independência de muitos países africanos, incluindo Moçambique.

Segundo Alberto Chipande, Hashim Mbita vivia com os moçambicanos, zimbabweanos e sul-africanos como se vivesse com os tanzanianos, porque tinha a tarefa de conduzir África na sua luta de libertação.

Hashim Mbita, segundo Alberto Chipande, fez com que Moçambique, Angola, Zimbabwe e África do Sul lograssem alcançar as suas independências, dando apoio moral e material aos movimentos de libertação desses países.

“Em Moçambique Hashim Mbita visitou as províncias de Cabo Delgado, Niassa e Tete ainda em plena guerra de libertação para dar apoio moral e material aos combatentes da luta de libertação nacional” -- frisou Alberto Chipande.

Mbita faleceu este domingo em Dar-es-Salaam, na Tanzania, aos 74 anos de idade, vítima de doença.

Hashim Mbita foi secretário executivo do Comité de Libertação da OUA desde 1974 até às eleições democráticas na África do Sul em 1994.

O funeral de Hashim Mbita realiza-se hoje em Dar-es-Salaam. 

  

Nenhum comentário: