quarta-feira, 1 de abril de 2015

Abya Yala, Pátria Grande/Unasul anuncia inauguração de Escola Sul-Americana de Defesa

1 abril 2015, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

O ministro de Defesa da Argentina, Agustín Rossi, recebeu, nesta terça-feira (31), o secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Ernesto Samper. Eles aproveitaram a ocasião para anunciar a inauguração da Escola SuL-Americana de Defesa (Esude).

Esse instituto, cujo objetivo é formar os novos oficiais das Forças Armadas dos países deste bloco sob os fundamentos da democracia, será posto em marcha no próximo dia 17 de abril em Quito, Equador.

Nessa data está prevista a reunião do Conselho de Defesa Sul-Americano (CDS), um dos organismos da Unasul, expressa um comunicado do Ministério de Defesa. "Este projeto foi uma iniciativa apresentada pela Argentina quando a doutora (Nilda) Garré era ministra da Defesa", recordou Rossi. Ele acrescentou que "tem o objetivo de gerar pautas comuns de formação para
a totalidade dos membros da Unasul".

Samper, por seu lado, expressou que "o lançamento da Esude permitirá criar uma rede de instituições acadêmicas militares e desenvolver programas de formação e integração entre todas as Forças Armadas da região".

Também considerou uma honra liderar a reunião do CDS na sede da Unasul que leva o nome do Presidente Néstor Kirchner. "Será um ato emblemático esta convivência entre todas as Forças Armadas", manifestou Samper.

Rossi assinalou que dialogaram sobre dois temas importantes para a área de Defesa: o funcionamento e as atividades programadas do CDS.

O ministro agradeceu ao secretário-geral da Unasul, que visita a Argentina pela segunda ocasião "tem impresso uma dinâmica importante à gestão e que fortalece o processo de integração" da região.

Anteriormente, Samper também se reuniu com o secretário de Segurança da Nação, Sergio Berni, para avaliar mecanismos que integrem táticas e métodos entre os países da Unasul na luta contra o narcotráfico e para garantir a proteção da população. (Fonte: Prensa Latina)


Nenhum comentário: