quarta-feira, 31 de julho de 2013

Moçambique/Graça Machel e Luisa Diogo distinguidas personalidades africanas femininas



31 julho 2013, Radio Moçambique http://www.rm.co.mz

As personalidades africanas femininas com projecção internacional do momento foram distinguidas segunda-feira, em Luanda, pela Organização da Mulher Angolana (OMA), durante uma palestra inserida nas comemorações do Dia da Mulher Africana, que se assinala hoje (quarta-feira), 31 de Julho.

Dentre essas figuras destacam-se Nkosazana Dlamini-Zuma, antiga responsável do ANC da África do Sul e actual presidente da Comissão da União Africana,
Graça Machel, representante do Painel Africano para o Progresso, e Luísa Diogo, antiga primeira-ministra de Moçambique.

Mereceram igualmente esse reconhecimento a escritora sul-africana Nadine Gordimer, 89 anos, Prémio Nobel de Literatura em 1991, e a militante pacifista liberiana Leymah Gbowee, Prémio Nobel da Paz 2011.

Ellen Johnson, 72 anos, Prémio Nobel da Paz 2011 e primeira mulher eleita presidente em África, e a empresária tanzaniana Sara Masasi, figuram também entre as personalidades destacadas.

A OPM (Organização Panafricana das Mulheres) é dirigida por Assetou Koité, coadjuvada por vice-presidentes a nível de todas as regiões do continente.

O seu Secretariado Executivo está situado actualmente na África do Sul, depois de Angola o ter albergado durante mais de duas décadas.

Nenhum comentário: