terça-feira, 16 de julho de 2013

Organização da Mulher Angolana e da Venezuela analisam troca de experiências



16 julho 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)
  

Luanda – A Organização da Mulher Angolana e a Frente Bicentenária de Mulheres 200 (Organização da Mulher Venezuelana) mantiveram hoje, terça-feira, em Luanda, um encontro, no qual analisaram, entre outros assuntos, uma possível troca de experiências entre si.

No encontro, a OMA fez-se representar pela sua secretária-geral, Luzia Inglês Van-Dúnem, e de outras figuras da organização, enquanto que a da Venezuela, a Frente Bicentenária de Mulheres 200, foi chefiada pela vice-ministra para a Atenção de Adolescentes em Conflito com a Lei, Anahí Arizmendi.

Em declarações à imprensa no final do encontro,
Luzia Inglês mostrou-se satisfeita com o acto e frisou que a OMA sempre teve o objectivo de ter parcerias e relacionamentos com outros povos, sobre tudo progressista do mundo.

Prosseguindo, a responsável avançou que a OMA não tem tido uma relação regular ou próxima com a Frente Bicentenária de Mulheres 200 como tem tido com outras organizações femininas do mundo.

Segundo disse, em 2012, através de um encontro no Brasil, as duas organizações manifestaram a intenção de haver maior aproximação para troca de experiências, sobre tudo, porque a Venezuela assumiu a liderança da Federação Internacional Democrática de Mulheres, a nível da América Latina.

 “A nossa luta é comum, as mulheres venezuelanas têm mais experiência na luta para promoção de mulheres, em relação ao nosso país elas têm maior número a nível do governo, já conseguem ter 50 porcento em algumas representações”, disse.

Por sua vez, a vice-ministra para a Atenção de Adolescentes em Conflito com a Lei na Venezuela, Anahí Arizmendi, de igual modo, a semelhança da sua congénere angolana, Luzia Inglês, manifestou uma avaliação positiva do encontro e augurou esperar por mais novidades nas próximas agendas de trabalho.

“Nós temos muito que aprender e intercambiar de igual modo com a OMA, seu poder organizativo, sua disciplina, capacidade de compromisso, cremos que nesse sentido isso constitui uma oportunidade para fortalecermos um trabalho conjunto na luta contra a violência sobre a mulher, na luta por melhores condições de vida para a mulher, na luta contra a pobreza e luta pela libertação dos povos”, destacou a responsável venezuelana.

Durante a sua estadia em Angola, de cerca de quatro dias, a delegação Venezuelana visitará o Centro Materno Infantil do Chimbicado, no Camama e manterá um encontro com a ministra da Família e Promoção da Mulher, Maria Filomena Lobão Teles Delgado.

Consta de igual modo da agenda de trabalho em Angola, uma conferência sob o tema “Partilha de Experiências sobre Implementação e Avanços nas Políticas do Género, Família e Infância”, encontro com a Direcção do Grupo de Mulheres Empreendedoras, entre outros.

Nenhum comentário: