quinta-feira, 25 de julho de 2013

Moçambique/UEM lança curso de produção pesqueira



25 julho 2013, Radio Moçambique http://www.rm.co.mz

A Escola Superior de Desenvolvimento Rural (ESUDER), da Universidade Eduardo Mondlane, vai introduzir no próximo ano lectivo um curso de licenciatura em “Produção Pesqueira”.

O mesmo resulta de parceria entre a UEM e o Ministério das Pescas,
através de um memorando de entendimento assinado em princípios deste ano na capital do país. Este curso conta ainda com apoio técnico da Universidade de Amazonas, do Brasil.

O director da ESUDER, Simião Balane, explicou à nossa Reportagem que durante muito tempo foi constado que pescadores nacionais exercem a profissão usando canoas (barcos tradicionais) e recorrendo a técnicas artesanais para a captura do peixe.

Com a introdução deste curso, os filhos destes pescadores podem formar-se e desenvolver técnicas sustentáveis ao invés de perpetuar a pesca artesanal ao longo da costa moçambicana.

“Pensou-se junto ao Ministério das Pescas a introdução de um curso que vai ajudar a fortalecer a questão da aquacultura, porque o peixe está a diminuir ao longo do país e Vilanculos é um exemplo disso. As pessoas pescam e passando algum tempo se admiram, e questionam a razão do peixe já não sair nas mesmas quantidades como dantes. São muitos a pescar e todos da mesma maneira, e ninguém está a produzir. Por isso, este curso vai permitir que as coisas melhorem, porque não é só pescar, é preciso produzir o tal peixe”, argumentou o director da ESUDER.

 A fonte refere que após o memorando de entendimento entre a UEM e o Ministério da Pescas, foram criadas condições técnicas e administrativas para o arranque deste curso em 2014.

 Neste momento já foi desenhado o currículo em estreita colaboração com o Ministério das Pescas e a Universidade Federal de Amazonas, carecendo apenas da aprovação do conselho académico da UEM. De outras acções tendentes à materialização deste projecto constam a visita do secretário permanente do Ministério das Pescas às instalações daquele estabelecimento do Ensino Superior, para colher detalhes técnicos do projecto e visita em Setembro de uma delegação da universidade brasileira, que pretende conhecer de perto a ESUDER, para indicar onde deverá ser instalado um laboratório para as aulas práticas do curso em referência.

 Igualmente, para garantir a leccionação das aulas, estão a ser formados docentes nos níveis de mestrado e doutoramento. Numa primeira fase, o curso contará com docentes nacionais previamente indicados, para o primeiro e segundo anos. No terceiro e quarto estarão disponíveis técnicos do Ministério das Pescas e do Instituto das Pescas, para prestar colaboração técnica.

Nenhum comentário: