quarta-feira, 17 de julho de 2013

Moçambique/CPLP: Presidente em exercício destaca "prestígio" da comunidade nos 17 anos de existência



17 julho 2013, AngolaPress http://www.portalangop.co.ao (Angola)
 
Maputo  - O presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Armando Guebuza, considerou hoje (quarta-feira) que a organização lusófona conquistou em 17 anos prestígio ao nível da comunidade internacional no domínio da política, diplomacia, segurança e desenvolvimento internacionais.
  
Em comunicado alusivo ao aniversário da CPLP,
que hoje (quarta-feira) se assinala, Armando Guebuza, que é igualmente chefe de Estado moçambicano, disse que graças ao "empenho conjunto e conjugado" dos Estados-membros, a CPLP "tem estado a granjear prestígio na comunidade das nações". 
 
"Este prestígio é igualmente sublinhado pelo interesse manifestado por vários países dos continentes, onde os nossos Estados membros estão inseridos, de se associarem à CPLP", referiu Armando Guebuza. 
 
Para o presidente da CPLP, a experiência destes 17 anos demonstra que "a organização deve persistir na capitalização das energias e vontades de todos os integrantes da comunidade para se continuar na rota do processo de consolidação de uma CPLP cada vez mais pró - activa, dinâmica e realizadora da agenda de progresso e bem-estar". 
 
Integram a CPLP, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. 

Moçambique exerce até meados de 2014 a presidência rotativa da organização lusófona. 

Nenhum comentário: