segunda-feira, 22 de julho de 2013

Portugal/PCP, BE e Verdes acusam presidente de Portugal de defender os interesses da troika e dos mercados financeiros



22 julho 2013, África21 http://www.africa21digital.com (Portugal)

Os líderes do PCP, Bloco de Esquerda e Verdes acusaram o presidente de Portugal, Cavaco Silva, de promover os interesses dos credores internacionais ao invés do interesse do país, ao decidir manter em funções o governo de coligação PSD-CDS.

Lisboa --- Os líderes do PCP, Bloco de Esquerda e Verdes acusaram o presidente de Portugal, Cavaco Silva, de promover os interesses dos credores internacionais ao invés do interesse do país, ao decidir manter em funções o governo de coligação PSD-CDS, do primeiro-ministro Passos Coelho (PSD).

Em declarações na noite de domingo, após o discurso ao país, de Cavaco Silva,
os dirigentes daqueles partidos responsabilizaram o presidente da República pelo agravamento da crise.

"Em resultado deste posicionamento, não há surpresa. Queremos aqui reafirmar que o presidente, passando a ser promotor e defensor deste governo e desta política, passa a ser co-responsável por todas as consequências que trará para o povo português esta continuação de um governo moribundo", disse Jerónimo de Sousa, líder do Partido Comunista.

Segundo Jerónimo de Sousa, a proposta de Orçamento do Estado para 2014 vai servir para provar que "não se pretende alterar o rumo da vida nacional, apenas persistir nesta política de austeridade, de sacrifícios, a infernizar a vida de milhões de portugueses".

Para João Semedo, coordenador do Bloco de Esquerda, Cavaco Silva decidiu manter em funções "um governo sem legitimidade". Trata-se de um governo "incapaz, desastrado e condenado ao insucesso", disse.

Para os bloquistas, "Cavaco esteve mais preocupado em proteger os partidos que o elegeram".

Em comunicado, o partido ecologista Verdes afirma que "Cavaco Silva demonstra claramente que não defende os interesses dos portugueses mas sim os interesses dos mercados financeiros, da troika e dos dois partidos (PSD - CDS/PP) que dão suporte à direita em Portugal".

Nenhum comentário: