quarta-feira, 24 de julho de 2013

Moçambique/Primeiras-Damas pedem mais recursos para a Saúde



24 julho 2013, Jornal Notícias http://www.jornalnoticias.co.mz (Moçambique)

As primeiras-damas e esposas de Chefes de Estados e de Governos africanos apelaram ontem, em Maputo, aos Estados membros da União Africana para alocarem mais recursos em falta para a Saúde, segundo o preconizado na Declaração de Abuja.

Este apelo consta da Declaração de Maputo,
produzida no final da 7ª conferência sobre o cancro do colo do útero, da mama e da próstata.

Em 2001, vários Chefes de Estados africanos, incluindo o então Presidente moçambicano, Joaquim Chissano, se reuniram na capital da Nigéria, Abuja, para tratarem de assuntos de Saúde, incluindo a Sida e outras pandemias, e assinaram um plano de acção comum de luta contra estas doenças.

Além dos 15 por cento do Orçamento Anual do Estado direccionados à Saúde, eles se comprometeram a suspender as tarifas aduaneiras e as barreiras económicas a todos os produtos vinculados à luta contra a Sida, em particular os fármacos.

As esposas de Chefes de Estados e de Governos comprometeram-se igualmente a redobrarem esforços com vista a reduzir os casos e mortes devido ao cancro do colo do útero, da mama e da próstata, promovendo acções de rastreio e divulgação de mensagens educativas e outras, bem como assegurar e advogar pelo acesso universal ao tratamento e meios de prevenção.

Consta ainda da Declaração de Maputo, a reafirmação das Primeiras-Damas do compromisso para o aumento das campanhas de promoção de saúde pública; a necessidade de ampliação, consolidação, desenvolvimento e implementação de planos nacionais e outras acções julgadas pertinentes, incluindo a monitoria e avaliação dos mesmos, com o objectivo de salvar vidas humanas.

As Primeiras-Damas encorajam os Governos e parlamentares dos países da União Africana a envidar esforços com o objectivo de tornar mais fortes os programas de saúde pública.

“Encorajamos os esforços dos nossos Governos, tendo como foco a melhoria da participação das instituições de formação e de investigação locais e internacionais, a promoverem a sua colaboração como parte dos esforços para a redução da incidência dos três cancros no continente africano”, afirmam.

Na mesma Declaração, as Primeiras-Damas reconheceram os esforços da comunicação social e da sociedade civil, como complemento dos esforços para a luta contra estas doenças. Também enalteceram o apoio prestado pelos seus parceiros bilaterais e multilaterais, apelando para que continuem a trabalhar em estreita colaboração com os estados membros da União Africana.

Estiveram presentes na 7ª Conferência 14 Primeiras-Damas.

A 8ª Conferência deverá realizar-se na Namíbia em Julho de 2014. 

Joana Macie

Nenhum comentário: