11 julho 2013, Portal do governo http://www.portaldogoverno.gov.mz (Moçambique)
Maputo (AIM)
– A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) considera que tem estado a
reforçar a cooperação para o desenvolvimento entre os países membros, apesar
das limitações financeiras e de recursos humanos de que a organização se
debate.
Esta apreciação é dos pontos focais
de cooperação da organização, reunidos
hoje em Maputo, no âmbito da preparação
da XVII Reunião do Conselho de Ministros da organização que vai decorrer na
próxima semana também na capital moçambicana.Falando em entrevista a AIM, a ponto focal de Moçambique para a cooperação com a CPLP, Albertina McDonald, disse que a CPLP tem conseguido colaborar para o fortalecimento das relações de cooperação entre os estados membros e, acima de tudo, dando resposta em áreas consideradas prioritárias para os países.
“Por exemplo, nós temos feito programas de reforço de capacidade ao nível institucional e conseguido trazer acções ao nível de questões relacionadas com a segurança alimentar e nutricional. Temos também conseguido reforçar a nossa cooperação em áreas que tem a ver com a cidadania”, disse McDonald, que é igualmente directora para Organizações Internacionais e Conferências no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
Na área de segurança alimentar, a fonte destacou a aprovação do plano de trabalho dos Ministros da Agricultura da CPLP, que tem a ver com a implementação da estratégia da CPLP para a segurança alimentar e nutricional.
Ela admitiu que, devido a limitação de recursos, estes e outros programas não acontecem em todos os países, mas São Tomé e Príncipe é um dos beneficiários que já está a colher resultados derivados da implementação de algumas iniciativas-piloto.
Refira-se que essas são parte das iniciativas em implementação desde Março último. Para os próximos meses, a organização pretende introduzir mais três actividades, incluindo uma sobre a integração social de meninos de rua.
Outras iniciativas em carteira tem a ver com a criação dum portal para a conexão lusófona e um outro relacionado com a assistência técnica ao centro de informação sobre a protecção social.
Além de Moçambique, a CPLP também congrega os seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário