quarta-feira, 26 de maio de 2010

Cplp/Países de língua portuguesa querem fortalecer intercâmbio turístico

26 maio 2010/JusBrasil http://www.jusbrasil.com.br/noticias

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - formada por Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste - deve intensificar as relações na área de turismo e na cooperação técnica, política e econômica para contribuir com a maior inclusão social dos países membros. Isso é o que prevê o documento assinado hoje (25), durante a sexta reunião da CPLP, em São Paulo, e que teve a participação de um representante da Organização Mundial do Turismo (OMT).

O Brasil já desenvolve um trabalho de parceria com Portugal, Moçambique, Angola e Cabo Verde, lembrou o ministro do Turismo, Luiz Barreto, que esteve na abertura do encontro. Ele destacou que o país tem feito investimentos na reconstrução de nações africanas afetadas por conflitos, como Angola e Moçambique. De acordo com Barreto, o Brasil tem um olhar voltado para a África e colabora com a melhoria das condições sociais, culturais e comerciais incluindo o turismo do continente. A ampliação das relações com esses países, acrescentou, é uma das prioridades do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O encontro antecedeu a abertura do 5º Salão do Turismo, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, que ocorre amanhã (26). O ministro disse que espera a visita de 100 mil pessoas no evento, que termina domingo (30).

Pelas projeções de Barreto, o turismo brasileiro deve crescer mais de 10% neste ano e recuperar a perda no ingresso de estrangeiros, que chegou a cair 4,9% em 2009. Da Europa, maior emissor de turistas, houve queda de 17,4% na vinda de portuguesas e de 13,8%, de espanhóis. No primeiro trimestre deste ano, o movimento já aumentou em 15% e, se essa média for mantida, o ministro acredita na possibilidade de um recorde com um movimento de US$ 6 bilhões.

Ele informou que o aquecimento das viagens no mercado interno deve continuar compensando eventuais baixas na área da Península Ibérica e há a intenção de continuar explorando novos nichos com promoções divulgadas tanto na América do Sul quanto no norte dos Estados Unidos.

O secretário de Turismo de Portugal, Bernardo Trindade,, disse que o fato de a OMT ter aceito o convite para participar do encontro é uma chance de tornar mais conhecidos os esforços da CPLP no desenvolvimento de cada país.

Dados do governo português indicam que o Brasil foi o quinto maior emissor de turistas para aquele país, no primeiro bimestre deste ano. Os gastos dos brasileiros aumentaram 72,9%, o equivalente a 44,4 milhões de euros . O número de turistas brasileiros que viajaram para Portugal, nesse período, cresceu 20,3% ( 220.356 pessoas ) e a maior parte saiu de São Paulo (44.539 pessoas).

Nenhum comentário: