Luanda, 4 maio 2010 (Angola Press) - A Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP) aprovou, no ano passado, um volume global de investimento na ordem de um bilião e 800 milhões de dólares, afirmou hoje (terça-feira) o seu director de operações e investimento, Luís
Domingos.
De acordo com Luís Domingos, que falava à imprensa à margem do fórum sobre energia e infra-estrutura, que decorre em Luanda, a aposta de investidores externos no mercado angolano permitiu a aprovação de 700 propostas de investimento nas áreas de energia e infra-estrutura.
“O mercado angolano é um dos mais férteis em África. Os níveis de procura de investimento são consideráveis”, referiu, sublinhando o esforço do Governo angolano na reconstrução das infra-estruturas rodoviárias, ferroviárias e habitacionais.
Apesar do grande interesse de empreendedores estrangeiros em implementar projectos no país, Luís Domingos reconheceu haver, ainda, muitas oportunidades de negócios nas mais diversas áreas que devem ser aproveitadas.
Em função dos objectivos do Governo, disse, a ANIP tem procurado aprovar e fazer o acompanhamento dos projectos, tendo em conta a necessidade de criação de empregos, aumento do capital e melhoria da balança de pagamentos.
A preferência dos investidores estrangeiros continua a recair para a zona A, que engloba as províncias do litoral, onde os empresários procuram apostar, preferencialmente, nas sectores da indústria e construção civil.
O fórum sobre energia e infra-estrutura tem como objectivo fornecer indicadores para atracção de investidores externos e está a discutir as oportunidades de investimento nos sectores da construção civil, energia, petróleo e minas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário