sexta-feira, 21 de maio de 2010

Timor-Leste/FRETILIN – “A DÉCADA DA PAZ, ESTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO”

21 maio 2010/Timor Lorosae Nacao http://timorlorosaenacao.blogspot.com

FRETILIN - COMUNICADO DE IMPRENSA

Díli, 21 de maio 2010

FRETILIN reafirma o seu compromisso para 2010-2020 como "A década de paz, estabilidade e desenvolvimento"

O secretário-geral do partido FRETILIN, Mari Alkatiri reafirmou ontem que o seu partido se tem empenhado incansavelmente por muito tempo para tornar a próxima década, de "paz, estabilidade e desenvolvimento" para o povo de Timor Leste. O Dr. Alkatiri falou num grande encontro de milhares de membros da FRETILIN e convidados, incluindo o presidente José Ramos Horta, o presidente da FRETILIN Francisco Guterres Lu Olo, veteranos da resistência, embaixadores e representantes de outros partidos políticos nacionais, na sede da FRETILIN para comemorar o 36º aniversário da fundação da ASDT / FRETILIN.

"Nós, como povo, como nação precisamos de paz e estabilidade, se quisermos alcançar o desenvolvimento humano, que irá trazer o desenvolvimento económico e social do nosso povo. Nós tentamos alcançar a paz e estabilidade lembrando muito sobriamente e sem ilusões de que, em 2006, a nossa nação atravessou uma crise que levou-nos à beira da guerra civil. A crise de 2006 não aconteceu porque houve apenas uma coisa errada, não apenas porque a FRETILIN fez algo de errado, e temos de reconhecer que muitos de nós cometemos erros. Como o primeiro-ministro na época, eu assumi a responsabilidade como chefe de governo, e renunciei ao meu mandato, para evitar mais derramamento de sangue e enfrentei os que me acusavam com uma investigação criminal. Eu fui ilibado, na medida em que fui considerado inocente de qualquer delito criminal. Tenho publicamente reconhecido várias vezes desde 2006, que eu aceito a responsabilidade pelas falhas do meu governo e do partido que contribuíram para a crise de 2006. No entanto, é uma mentira dizer que eu fui o único culpado pela crise."

"Quando aceitamos o manto de uma liderança nacional devemos estar prontos para assumir a responsabilidade, especialmente quando se é líder do governo. Não podemos simplesmente culpar os outros em torno de nós e continuar a afirmar que foram todas as outras pessoas que falharam ou cometeram erros, e que nós nunca cometemos erros. Estamos todos neste exercício da construção da nação, como um só. Não há uma pessoa ou um partido único que pode garantir a paz, estabilidade e o desenvolvimento para o nosso povo e nação. Teremos de ser todos nós trabalhando juntos para atingir esse objetivo. Nas sociedades pós-conflito, como a nossa, temos que zelar para que ninguém se sinta excluído do processo de governar. Será necessário construir plataformas de consenso sobre a verdadeira política de desenvolvimento nacional. Ninguém deve explorar as emoções do nosso povo por conveniência política. Todas as pessoas deverão saber ser objetivos e específicos nas mensagens que elas entregam ao nosso povo nas nossas disputas políticas ", sublinhou Mari Alkatiri 

O presidente José Ramos Horta também discursou no encontro, onde ele proferiu a mesma mensagem que ele entregou na noite anterior, num encontro com personalidades nacionais e internacionais no palácio presidencial, onde este reconheceu a contribuição da FRETILIN para ultrapassar a crise de 2006 para alcançar a paz e a estabilidade.

"Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade para reconhecer especialmente o papel positivo e construtivo desempenhado pela FRETILIN em criar o ambiente propício para a paz e estabilidade neste país. A maturidade política e uma postura crítica demonstrada pelos seus dirigentes e quadros têm contribuído imensamente para a consolidação e manutenção da preciosa paz que estamos a apreciar agora, após a crise de 2006 ", disse o presidente a personalidades nacionais e internacionais numa festa, após uma cerimónia de condecoração no palácio presidencial em 19 de maio de 2010.

O presidente da FRETILIN, Lu Olo, sublinhou que, apesar de serem perseguidos e vítimas da violência política organizada em 2006 e 2007, a FRETILIN manteve a sua dignidade e a crença de que as pessoas comuns queriam a paz, estabilidade e o desenvolvimento, e a FRETILIN tinha que manter esse desejo do povo vivo, apesar de ser inconstitucionalmente empurrado para a oposição.

O presidente Horta, o presidente da FRETILIN Lu Olo e o Dr. Alkatiri também entregaram a antigos veteranos da luta de libertação nacional, com certificados de reconhecimento pela sua participação na FRETILIN, o partido que iniciou e perdurou até à conclusão da luta pela independência nacional.

Para mais informações contactar o deputado José Teixeira +670 728 7080.

**Publicado em inglês em FRETILIN.MEDIA e no TIMOR HAU NIAN DOBEN - Tradução de Rosário Pedruco

Nenhum comentário: