Os primeiros resultados oficiais das eleições locais no Uruguai confirmaram, nesta segunda, a vitória da governista Frente Ampla nos principais Departamentos (Estados) do país. A coalizão de esquerda governará em Montevidéu, Canelones, Maldonado, Rocha e Artigas, regiões que reúnem 65% da população do país. Em Montevidéu, onde vive 1,3 milhão dos 3,3 milhões de uruguaios, o triunfo foi de Ana Olivera, que é filiada ao Partido Comunista e será a primeira mulher a chefiar um departamento.
10 maio 2010/Vermelho http://www.vermelho.org.br
Com a vitória de Ana, a Frente Ampla consegue manter em Montevidéu uma hegemonia que começou há duas décadas. Antes de ser escolhida candidata, ela havia sido designada pelo presidente uruguaio José Mujica - que ganhou as eleições de novembro passado - para ocupar o Ministério de Desenvolvimento Social. Ana Olivera é profesora de Literatura, tem 56 anos e, na juventude, foi integrante do Movimento de Liberação Nacional (MLN-Tupamaros).
Em Canelones, onde vive cerca de meio milhão de pessoas, o médico Marcos Carámbula foi reeleito por ampla margem, enquanto em Maldonado, departamento onde está o balneário de Punta del Este e que conta com 140 mil habitantes, a esquerda manteve também o poder pelas mãos de Oscar dos Santos.
Segundo a Comissão Eleitoral, o Partido Nacional (PN) obteve 12 departamentos: Flores, Treinta y tres, San José, Colônia, Lavalleja, Soriano, Florida, Durazno, Rio Negro, Cerro Largo e Paysandú. E o Partido Colorado (PC) ganhou apenas em Rivera e Salto.
Os uruguaios elegeram também, no domingo, pela primeira vez em sua história, chefes para as 89 novas Prefeituras criadas em todo o país como parte de um processo de descentralização. Estes resultados, contudo, só seriam divulgado no fim do dia ou na terça. (Com agências)
Nenhum comentário:
Postar um comentário