segunda-feira, 17 de maio de 2010

Angola/Reunião de ministros das Telecomunicações e Tecnologias de Comunicação - destaque da semana

Luanda, 15 maio 2010 – A reunião de ministros das Telecomunicações, Correios, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) da SADC, realizada de 10 a 13 de Maio, em Luanda, constituiu um dos assuntos mais relevantes do noticiário económico da semana, tendo em conta as questões abordadas no fórum relacionadas com a passagem da TV analógica para a digital e roaming.

Durante o encontro, ficou patente a necessidade de os governos da região esforçarem-se de tal modo que os benefícios das TIC's tenham impacto na vida dos cidadãos e também o desejo de a SADC conseguir vantagens competitivas sobre outras regiões do continente.

A Angop destacou igualmente o anúncio da interrupção dos serviços de telefonia e internet para exterior do país, que se observará das zero horas de sábado (dia 15) até as zero horas de domingo (dia 16).

Outro facto divulgado, na semana, foi a data de arranque do funcionamento da primeira fase da refinaria do Lobito, prevista para 2014.

No domínio da Geologia e Minas, foi noticiado a construção, no Lubango, província da Huíla, da primeira central de tratamento e lavagem de areia. Na mesma senda, noticiou-se também, para Junho deste ano, o começo da exportação de granito negro de Angola para a China, de modo a fazer face à queda que se verifica na procura deste mineiro na Europa.

A participação de Angola, de 11 a 13 de Maio, em Lusaka (Zâmbia), no fórum sobre desenvolvimento do comércio em África, e a entrada de uma nova companhia no mercado de aviação civil mereceram também relevância no noticiário económico da Agência Angola Press (Angop).

Nenhum comentário: