Joanesburgo, África do Sul, 4 maio 2010 - A economia de Angola deverá deverá registar um crescimento de 9,4 por cento este ano e de 7,6 por cento em 2011, contra uma previsão governamental de 8,6 por cento para este ano, de acordo com um inquérito da agência Reuters.
Tal crescimento deriva, de acordo com economistas contactados pela agência, do elevado preço do petróleo e das exportações.
A inflação, por seu turno, deverá manter-se nos dois dígitos, com Laura Maree, analista do sul-africano Rand Merchant Bank (RMB), a afirmar em nota enviada aos clientes do banco que a inflação deverá atingir 13 por cento este ano, ligeiramente acima dos 12,5 por cento de previsão governamental.
Segundo o RMB, o "reembolso da dívida vai ajudar a avaliação do 'rating' da dívida do país [prevista para o próximo mês] e também a melhorar as hipóteses do governo de colocar à venda títulos de dívida no mercado internacional".
Na semana passada, o governo de Angola anunciou que ia começar a pagar parte da dívida de 2 mil milhões de dólares a empresas de construção civil, nomeadamente às empresas portuguesas através da activação de uma linha de crédito concedida pelo governo de Portugal. (macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário