quinta-feira, 27 de maio de 2010

Moçambique/Ministros dos Transportes da SADC reunidos em Pemba

O vice-ministro dos Transportes e Comunicações do nosso país, Eusébio Saíde, disse ontem em Pemba, que apesar da reputação da SADC a nível da África e do mundo, ela continua com níveis de desenvolvimento flutuantes, por não ter conseguido atingir o crescimento económico que reduza os níveis de inflação nos respectivos países.

27 maio 2010/Notícias

Aquele dirigente falava na abertura da reunião do comité técnico, preparatória do encontro dos ministros dos Transportes e Meteorologia, dos países da sub-região austral-africana, que esta tarde tem lugar na capital provincial, que se propõe a passar em revista o grau de implementação das decisões tomadas no último encontro do género, que teve lugar na cidade de Swakopmund, na República da Namíbia, esperando-se que produza resoluções sobre planos e projectos da região, nas áreas dos Transportes e Meteorologia para os anos 2010-2011.

Eusébio Saíde disse reconhecer que é imperativo revisitar todas as políticas e avaliar com rigor os progressos alcançados na sua implementação, de forma a assegurar que África Austral se desenvolva.

“É neste quadro que Moçambique, preocupado com a fraca rede de transportes no seu território, aprovou um plano estratégico de Transporte integrado que visa criar um sistema que ligue o país de Norte a Sul, que reconhecemos ser ambicioso, mas estamos determinados a executá-lo”, disse o vice-ministro dos Transportes e Comunicações.

Para aquele governante, a solução do problema de custo dos transportes na região passa pela melhoria das políticas de trânsito de mercadorias, desenvolvimento e manutenção de infra-estruturas de transportes e medidas da sua facilitação, incluindo do comércio.

“Se estes constrangimentos forem ultrapassados, estaremos seguros que até as áreas consideradas marginais entrarão para o mercado competitivo, expondo os seus produtos e oportunidades de investimento”, disse.

Por outro lado, Eusébio Saíde entende que a Meteorologia tem um grande papel nas economias nacionais dos países da SADC, pois permite gerir os recursos hídricos, a conservação ambiental e a gestão dos riscos relacionados com inundações e a estiagem.

Para além dos titulares das pastas dos Transportes e Meteorologia, também, participarão no fórum anual, no qual os governos dos países da SADC harmonizam as suas estratégias de desenvolvimento do sector, que como dissemos decorre hoje e amanhã, representantes das associações dos operadores da África Austral parceiros multilaterais.

A delegação moçambicana ao encontro de Pemba integrará, para além do titular da pasta dos Transportes e Comunicações, Paulo Zucula, quadros dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Indústria e Comércio, representantes do sector privado, entre outros, sabido que o nosso país é estratégico para o sistema de transporte da região, dada a sua localização geográfica, que permite o acesso ao mar de países do hinterland, como o Malawi, Zâmbia, Zimbabwe, Botswana e a República Democrática do Congo, através dos seus corredores de desenvolvimento, designadamente, de Nacala, Beira e Maputo.

Nenhum comentário: