quarta-feira, 16 de julho de 2008

América Latina e Caribe/No ar o programa de rádio Voz dos Movimentos

[ADITAL] Agência de Informação Frei Tito para a América Latina www.adital.com.br

11 julho 2008

Adital - Já está no ar o primeiro programa radialista a "Voz dos Movimentos", um espaço de expressão plural com a voz dos próprios atores sociais: camponeses, indígenas, afro-descendentes, mulheres, entre outros. A produção é responsabilidade da Minga Informativa de Movimentos Sociais, que congrega uma dezena de redes e Coordenações sociais da América Latina e do Caribe, com edição da Radio agencia NP do Brasil.

O programa está disponível em: http://www.radioteca.net/temas.php?t=13&st=3

Nesta primeira edição, o Conacami do Peru se refere ao plantão que os movimentos indígenas realizaram em frente a OEA para que este organismo exija ao Estado peruano o cumprimento do convênio 169 da OIT, e designe um relator que constate e investigue a violação de DDHH.

A Campanha "Haiti somos todos", reporta Jubileo Sur, recebeu apoio da Cúpula dos Povos realizada em Lima em maio passado, convocando a multiplicar as mobilizações nos distintos países por este motivo.

Os movimentos de direitos humanos do Brasil estão opostos à condenação de militantes de organizações sociais, por meio da qual se busca criminalizar o protesto social. No Pará, um advogado da Comissão Pastoral da Terra e um ex-coordenador regional da federação dos trabalhadores da agricultura são vitimas destas medidas.

No Equador, a Assembléia Constituinte entrou na reta final. Humberto Cholango, dirigente da Ecuarunari, fala sobre a plurinacionalidade e a necessidade de mudanças sociais a ser considerados na nova carta magna, e uma moderação da Corporação de Emissoras das Nacionalidades do Equador.

"A terra não agüenta mais", assinala o teólogo brasileiro Leonardo Boff ao comentar as reuniões das Nações Unidas sobre a crise alimentar e a mudança climática. Eventos onde não se quis escutar a voz de quem historicamente tem assegurado alimento a humanidade: os camponeses e camponesas.

Propague este e os próximos programas que apresentaram as lutas e os fatos, assim como os desafios, as propostas e as diversas expressões dos movimentos sociais do continente.

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=33958

Ao publicar em meio impresso, favor citar a fonte e enviar cópia para: Caixa Postal 131 - CEP 60.001-970 - Fortaleza - Ceará - Brasil
Para receber o Boletim de Notícias da Adital escreva a adital@adital.com.br



Nenhum comentário: