Cabo Verde/Orçamento de Estado de Cabo verde para 2009 contempla descida de impostos
Praia, Cabo Verde, 22 julho 2008 - O Orçamento do Estado de Cabo Verde para o próximo ano contempla uma descida do Imposto Único sobre o Rendimento (IUR), uma das formas para amortecer o impacto da crise internacional, anunciou segunda-feira na Praia a ministra das Finanças.
Cristina Duarte disse que o governo vai reduzir o IUR para pessoas singulares e colectivas, reforçar o programa de emprego público e aumentar a pensão social mínima.
A ministra das Finanças cabo-verdiana adiantou que, com a redução do IUR, o governo pretende repor o poder de compra dos trabalhadores e, em relação às empresas, compensar uma eventual perda de competitividade da economia de Cabo Verde.
O governo quer ainda com este orçamento redistribuir rendimentos às zonas mais desfavorecidas, através do reforço do programa de emprego público, bem como com o aumento da pensão social mínima.
O crescimento económico de 2008 deverá fixar-se entre 6,5 a 7 por cento e a taxa de inflação registada actualmente é de 5 a 6 por cento.
A mobilização dos recursos para financiar o Orçamento do Estado será feita recorrendo a fontes externas de financiamento concessional, sendo que os valores destas directivas ainda não estão fixados.
A proposta de Orçamento de Estado para 2009 deverá ser apresentada ao Parlamento cabo-verdiano em Outubro. (macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário