Luanda, 30 julho 2008 – Os primeiros-ministros de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e de São Tomé e Príncipe, Joaquim Rafael Branco, discutiram terça-feira, em Luanda, o relançamento da cooperação entre os dois países, povos e governos.
A saída do encontro, na Cidade Alta, o chefe do Governo são-tomense apontou como prioridades a cooperação económica, mormente o estabelecimento de parcerias público-privado, a educação, formação de recursos humanos e investimentos recíprocos.
Chegado terça-feira ao país, para visita oficial de dois dias, Rafael Branco disse que seria desejável entre Angola e São Tomé e Príncipe a cooperação em todas a áreas, mas a exiguidade de recursos obriga a eleger prioridades.
Referiu que Angola vive um período de bastante expectativa com a realização das próximas eleições, fazendo votos que o pleito eleitoral decorra em clima de paz, tão duramente conquistada e merecida pelo Povo angolano.
Manifestou-se convencido que, ultrapassada a expectativa em volta das eleições, os dois países assentem bases para o aprofundamento das relações de cooperação.
Disse ter aproveitado a ocasião para agradecer o apoio que Angola tem prestado, ao longo dos anos, a São Tomé e Príncipe.
Ainda terça-feira, responsáveis ministeriais integrantes da delegação mantiveram encontros com homólogos respectivos, destinados a sondar prováveis áreas de colaboração, com vantagens recíprocas.
Acompanham o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe os ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Carlos Alberto Tiny, da Defesa, Elsa Pinto, do Plano e Finanças, Ângela Veigas, das Obras Públicas, Benjamim Vera Cruz, e do Trabalho e Solidariedade, Maria Tomé.
Vieram também o presidente do Governo da região autónoma de Príncipe, José Cassandra, assessores e empresários.
São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas, num total de 964 quilómetros quadrados, com cerca de 160 mil habitantes. Situa-se próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e da Nigéria.
Tal como Angola, São Tomé e Príncipe tornou-se independente em 1975 e é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário