terça-feira, 29 de julho de 2008

Governo moçambicano lança concurso para construção de silos para alimentos

Maputo, Moçambique, 28 julho 2008 - O Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique lançou sexta-feira um concurso público para a construção de silos, para garantir segurança alimentar no país no período 2009-2011, foi oficialmente anunciado.

As empresas vencedoras do concurso terão que construir silos, em número ainda não divulgado, com capacidade para o armazenamento de 60 mil toneladas de produtos alimentares diversos, indica uma nota de imprensa daquele ministério.

De acordo com a mesma nota de imprensa, na primeira fase do Plano de Acção para a Produção de Alimentos 2008-2011 serão gastos 10 milhões de dólares na construção de silos em Niassa e Nampula, norte, bem como Zambézia e Manica, centro, as províncias de maior potencial agrícola em Moçambique.

A segunda etapa do programa abrangerá as províncias de Gaza, sul, Sofala e Tete, centro, e Cabo Delgado, no norte de Moçambique.

Além de garantir o depósito de bens alimentares nos silos, o referido plano pretende igualmente "o incremento da produção e produtividade através do estabelecimento de um mercado seguro e permanente".

Portugal comprometeu-se recentemente, através do ministério das Finanças, a disponibilizar uma linha de crédito de 100 milhões de euros para apoiar a construção de silos de cereais em Moçambique. (macauhub)

Nenhum comentário: