quarta-feira, 9 de julho de 2008

Missão empresarial brasileira visita Moçambique em setembro

São Paulo, 8 julho 2008 (Lusa) - Uma missão empresarial brasileira visitará Moçambique entre os dias 20 e 27 de setembro, disse nesta terça-feira à Agência Lusa o diretor da Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique (CCIABM).

Mário Tavernard disse que o objetivo dos empresários dos estados de Minas Gerais, São Paulo e do Rio de Janeiro será avaliar as oportunidades e o potencial do mercado moçambicano.

"O Brasil voltou-se muito para Angola nos últimos anos e deixou Moçambique um pouco em segundo plano, fato que agora pretendemos reverter e explorar o grande mercado moçambicano", salientou.

A missão, composta por cerca de 20 empresários de diversos setores da economia, participará de encontros com autoridades locais e de rodadas de negócios promovidas pela Confederação das Associações Econômicas de Moçambique.

Na semana passada, Mário Tavernard apresentou as oportunidades de negócios em Moçambique, num seminário na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

"O país apresenta uma grande oportunidade de negócios, em virtude do crescimento acelerado de cerca de 8% ao ano, com 21 milhões de consumidores e pouca concorrência interna", salientou o diretor da CCIABM.

No ano passado, o fluxo comercial entre Brasil e Moçambique foi de US$ 30 milhões, principalmente de exportações brasileiras.

Do total das importações de Moçambique, o Brasil participa com apenas 1,17%, enquanto Portugal detém 6%, embora tenha uma economia menor e as mesmas facilidades culturais, comparou Tavernard.

O diretor da CCIABM disse que Moçambique oferece oportunidades de negócios nos setores de alimentos, bebidas, cosméticos, máquinas, equipamentos, materiais e serviços de construção civil, medicamentos e ferramentas agrícolas.

Criada há apenas dois meses, a Câmara de Comércio, Indústria e Agropecuária Brasil-Moçambique (CCIABM) funciona nas instalações do Consulado de Moçambique, em Belo Horizonte.


Nenhum comentário: