quinta-feira, 10 de julho de 2008

Contribuição dos sectores mineiro e petrolífero para o PIB de Moçambique em crescimento

Maputo, Moçambique, 10 julho 2008 - A contribuição dos sectores mineiro e petrolífero para o Produto Interno Bruto (PIB) poderá registar um crescimento de mais ou menos 15 por cento até 2010, afirmou em Maputo a directora nacional dos Recursos Minerais, Fátima Momad.

Fátima Momad disse que a contribuiçao dos dois sectores para a economia do país tem a ver com as perspectivas de arranque de muitos projectos actualmente na fase de estudo ou de implementação, de que se podem destacar os de areias pesadas de Moma e de Chibuto e de carvão de Moatize.

Estão igualmente em curso os projectos de ouro de Manica, de tantalite de Marropino, na Zambézia, de ouro de Monarch, em Manica, e vários outros de extracção de água mineral.

Fátima Momad disse ainda que Moçambique tem estado a registar uma tendência crescente nos investimentos realizados no sector mineiro, tendo sido aplicados 217 milhões de dólares em 2007 contra 169 milhões em 2005.

Num encontro que serviu para a apresentação e divulgação das actividades desenvolvidas pela Direcção Nacional de Minas, Fátima Momad apontou como sendo principais desafios da sua instituição prosseguir a reforma da legislação aplicável ao sector mineiro, sendo que até ao final do ano em curso espera-se concluir a elaboração do regulamento sobre a extracção de diamantes.

Outro aspecto diz respeito à necessidade da consolidação dos procedimentos de licenciamento à luz da descentralização e o melhoramento da colecta de impostos e taxas, através do reforço de mecanismo de monitoria da actividade das empresas.

A necessidade de garantir a entrada em operação de minas de pedras preciosas e semipreciosas em Nampula, reabertura de minas de cobre e ouro em Manica, são outros desafios, com Fátima Momad a garantir que dentro de pouco tempo algumas destas minas estarão em funcionamento.
(macauhub)


Nenhum comentário: