Maputo, Moçambique, 11 Jul - A China investiu mais de 60 milhões de dólares em Moçambique, em 2007, tornando-se no sexto maior investidor no país, disse o embaixador chinês em Moçambique, Tian Guangfeng.
O diplomata, citado pela Xinhua, revelou que a China investiu em 69 "grandes projectos" em Moçambique e criou um centro de promoção de investimento.
As trocas comerciais entre a China e Moçambique atingiram 284,11 milhões em 2007, oito vezes mais do que em 2001, de acordo com o Ministério do Comércio chinês.
As exportações chinesas para Moçambique dispararam na sequência da Cimeira de Pequim destinada à cooperação entre a África e a China que decorreu na capital chinesa em Novembro de 2006.
O embaixador Tian Guangfeng disse à Xinhua que existe um grande potencial nas relações económicas e comerciais bilaterais nomeadamente nos sectores da agricultura, infra-estruturas e construção.
O diplomata lembrou que a China está envolvida na construção do estádio nacional, da Procuradoria-Geral da República e do aeroporto internacional no Maputo.
Tian Guangfenf referiu igualmente que Moçambique "está no caminho do desenvolvimento, das reformas e da abertura económica mostrando grande interesse pelo desenvolvimento e pela experiência das zonas económicas especiais chinesas" existentes nomeadamente em Zhuhai, Shenzhen e Xiamen. (macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário