quarta-feira, 4 de julho de 2007

Pesquisadora brasileira é condecorada em Cabo Verde

Cidade da Praia, 03 Jul (Lusa) - O presidente cabo-verdiano, Pedro Pires, vai condecorar a pesquisadora brasileira Simone Caputo e três portugueses, em uma iniciativa que faz parte das comemorações do 32º aniversário da independência do país. O decreto presidencial da condecoração afirma que "o conhecimento e a expansão da história e da cultura de Cabo Verde, deve-se em parte à ação apaixonada de estudiosos e pesquisadores espalhados por diferentes quadrantes do mundo, que se interessaram pelas especificidades da criação que a mundividência cabo-verdiana juntou ao patrimônio comum da humanidade".
Simone é autora de publicações e estudos sobre a literatura cabo-verdiana, enquanto o português Ilídio Amaral é professor da Universidade de Lisboa e autor de "Santiago de Cabo Verde, A terra e os homens", e os também portugueses Alberto de Carvalho e Elsa Rodrigues dos Santos são pesquisadores de literatura cabo-veridana.
O decreto justifica a escolha pelo fato de os trabalhos realizados quer seja de pesquisa, conferências e palestras, cursos universitários, ou através de diversas outras atividades intelectuais, "enalteceram a gesta crioula, promovendo a divulgação da sua história e da sua cultura e contribuindo deste modo para reforçar o prestígio e o reconhecimento de Cabo Verde no mundo".
Os três pesquisadores serão condecorados com a chamada ordem do Vulcão, distinção máxima da Presidência da República de Cabo Verde.
Leia mais

Nenhum comentário: