Luanda, 20 Julho 2007 - A ministra da Família e Promoção da Mulher, Cândida Celeste, defendeu quinta-feira, em Luanda, a necessidade da criação de uma base de dados estatísticos, tendo em conta a divulgação de matérias sobre o género.
Segundo a governante, que falava na abertura do seminário sobre estatística do género, a decorrer até hoje, em Luanda, com uma base de dados a funcionar em pleno, o MINFAMU estará em condições de colocar à disposição do público todas as informações sobre o género.
Esse sistema, evocou, permitirá ter uma "fotografia quantitativa e sistematizada" da realidade nacional em matéria de igualdade entre mulheres e homens.
"A concretização dos objectivos a que nos propusemos, neste caso a obtenção de uma informação estatística viavél, exige uma maior participação e organização das autoridades, quer estatais, quer privadas", realçou a ministra Cândida Celeste.
O seminário visa, entre outros, a recolha de contribuições para uma melhor visão sobre a situação de mulheres e homens em Angola, dotar os participantes de conhecimentos sobre estatísticas do género, identificar mecanismos para a recolha e disponibilização de informação estatística ao Ministério de tutela e indicar as principais áreas e indicadores para a base de dados estatísticos.
Durante dois dias, os participantes vão abordar questões relacionadas com a introdução das estatísticas, o sistema nacional de estatística, mecanismos de cooperação para a recolha de dados e desenvolvimento de indicadores por áreas temáticas.
O evento conta com a presença de membros do Ministério da Família e Promoção da Mulher (MINFAMU), do Ministério da Educação, da Agricultura, das Finanças, entre outros convidados. (AngolaPress)
Nenhum comentário:
Postar um comentário