terça-feira, 24 de julho de 2007

Moçambique/Lusófona atribui doutoramento «honoris causa» a Marcelino dos Santos

Lisboa, 23 Julho 2007 - O líder histórico moçambicano Marcelino dos Santos, um dos pilares da luta pela independência das antigas colónias portuguesas em África, vai receber a 31 deste mês o doutoramento "honoris causa" pela Universidade Lusófona de Portugal.

Num comunicado, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia adianta que Marcelino dos Santos, um dos fundadores, em 1962, da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO, no poder desde a independência, em 1975) chega terça-feira a Lisboa para uma visita "oficial" de uma semana, a convite do estabelecimento universitário.
A 27 deste mês, Marcelino dos Santos proferirá uma conferência subordinada ao tema "O Papel de Moçambique e dos Países de Língua Portuguesa nos processos de Globalização", que decorrerá na Universidade Lusófona, em Lisboa.
A palestra será seguida de jantar e, no dia seguinte, a universidade promove um encontro de personalidades moçambicanas residentes em Portugal ligadas às artes plásticas, canto e dança, desporto, fotografia, literatura, música e teatro.
A cerimónia de doutoramento "honoris causa" decorrerá às 16:00 de dia 31, sendo Marcelino dos Santos agraciado com a distinção pelo facto de ser um dos "percursores da luta pela autodeterminação e da afirmação da identidade e soberania moçambicanas".
A iniciativa da Lusófona conta com a colaboração do Comité de Amizade Portugal/Moçambique, da Associação Moçambicana de Amizade e Solidariedade para com os Povos (AMASP) e do Fórum Cívico e de Cidadania Moçambicana em Portugal.
No dia 26, Marcelino dos Santos profere uma conferência sobre "Relações UE/África" na Universidade Lusófona do Porto, pelas 11h00. (Noticias Lusófonas)

Nenhum comentário: