quinta-feira, 26 de julho de 2007

CPLP/Reunião dos Pontos Focais aprova Plano Indicativo de Cooperação

Lisboa, 25 Julho 2007 - A Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou hoje o Plano Indicativo de Cooperação (PIC), que irá incidir em áreas como a saúde, educação e agricultura, num investimento de cerca de um milhão de euros.
A XV Reunião dos Pontos Focais de Cooperação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa terminou hoje em Lisboa, na sede da CPLP, com um balanço "muito positivo" por parte dos oito países membros daquela organização.
"Os resultados destes dois dias de reunião foram muito positivos. Foi aprovado o programa indicativo para a cooperação na CPLP", disse aos jornalistas o secretário executivo da organização, embaixador Luís Fonseca.
O coordenador da Reunião dos Pontos Focais, o embaixador João Soares da Gama, da Guiné-Bissau, afirmou que o objectivo é que a cooperação seja realizada "em todos os domínios".
A saúde, a educação, o combate ao HIV-SIDA, a defesa e a concertação política e diplomática foram algumas áreas de actuação mencionadas.
O responsável disse ainda que as áreas de intervenção do PIC têm como pano de fundo os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.
O PIC hoje aprovado vai ser aplicado no triénio 2007/2009, está orçamentado em cerca de um milhão de euros, mas carece da sua aprovação em sede de Conselho de Ministros para ser aplicado.
A reunião do Conselho de Ministros estava inicialmente agendada para sexta-feira, mas foi adiada para Novembro.
Participaram pela primeira vez numa reunião oficial da CPLP representantes da Guiné Equatorial e das Ilhas Maurícias, países que detém o estatuto de observadores naquela organização desde a VI Conferência de Chefes de Estado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, realizada em Julho de 2006, em Bissau.
Aos jornalistas, o embaixador Luís Fonseca reafirmou que a língua portuguesa está entre os interesses prioritários daqueles países e garantiu que não existe ainda acções concretas de cooperação com a Guiné Equatorial e as Ilhas Maurícias.
"Ainda não existem projectos, mas estamos a trabalhar para isso acontecer num futuro breve", afirmou o secretário executivo da CPLP.
Oito países fazem parte da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal e Timor-Leste. (Noticias Lusófonas)

Nenhum comentário: