quinta-feira, 26 de julho de 2007

Farc denunciam uso de mercenários por governo da Colômbia

Vermelho / 25 Julho 2007

O governo colombiano está usando mercenários israelenses, britânicos e americanos para atacar e amedrontar camponeses na Colômbia. A denúncia foi feita na segunda-feira (23) pelo comandante Raul Reyes, das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército Popular (Farc-EP) à emissora de televisão sul-americana TeleSul.

De acordo com Reyes, as suspeitas aumentaram após a morte de 11 parlamentares reféns das Farc em junho passado, em uma ação que, de acordo com o comandante da guerrilha, não envolveu soldados do exército colombiano.

Segundo ele, os ataques contra camponeses procuram minar o apoio que a guerrilha tem nas aldeias do país, já que os mercenários fazem se passar por geurrilheiros das Farc.

"Há muitos rumores de unidades de comando, incluindo mercenários americanos, britânicos e israelenses que estariam penetrando na selva e buscando maneiras de derrubar as Farc", disse Reyes à TeleSul na noite de segunda-feira.

"Isso obviamente está sendo ordenado por Álvaro Uribe (o presidente colombiano). É uma possibilidade que existe, e é por isso que as chamamos de forças não-identificadas", disse Reyes.

Naturalmente, o governo de Álvaro Uribe negou a versão e alega que os guerrilheiros assassinaram os deputados.

Segundo o jornal de Miami Nuevo Herald, o governo da Colômbia ofereceu US$ 2,5 milhões de recompensa pela captura de cada um dos oito principais líderes das Farc.
Segundo o jornal, Uribe considera agora várias hipóteses, incluindo uma segundo a qual "um grupo de caçadores de recompensas atacou o acampamento das Farc e os reféns morreram no fogo cruzado", diz o jornal.

"Não são apenas as forças militares que procuram os terroristas das Farc", disse um dos informantes que, segundo o jornal, pediu para não ser identificado "porque não está autorizado a falar".

"O convite para a busca dos chefes das Farc é feito pelo Ministério da Defesa através de um baralho distribuído entre os interessados", acrescenta a reportagem.

Nenhum comentário: