sexta-feira, 20 de julho de 2007

Moçambique/Governo quer pagar dívida externa com bens imóveis

Maputo, 19 Julho 2007 - O governo moçambicano pretende pagar parte da sua dívida externa a Angola e países do leste europeu com bens imóveis, libertando o dinheiro do serviço da dívida para investimentos, anunciou hoje o ministro das Finanças.

Segundo Manuel Chang, em entrevista à agência noticiosa Reuters, Angola terá concordado em princípio com a proposta, devendo agora técnicos dos dois países começar agora a discutir os termos do contrato. Moçambique, um dos países dos mais pobres do mundo, deve 50 milhões de dólares (cerca de 36 milhões de euros) a Angola pelo fornecimento de combustíveis.
O governante moçambicano acrescentou que propostas idênticas foram apresentadas à Roménia, Hungria e Bulgária, que em conjunto são credores de 300 milhões de dólares (cerca de 217 milhões de euros), parte substancial da qual data do tempo da Guerra Fria.
"A nossa ideia é transformar a dívida em bens imóveis", precisou o governante moçambicano, que se escusou a especificar o tipo de propriedades em que está a pensar. Em 2006, Moçambique logrou diminuir a sua dívida externa em quase 60 por cento, fixando-a em 3,3 mil milhões de dólares (cerca de 2,4 mil milhões de euros).
O serviço da dívida este ano é de 57 milhões de dólares (cerca de 41 milhões de euros), dinheiro que as autoridades moçambicanas pretendem deslocar para o sector de infra-estruturas.
Os esforços do governo do Presidente Armando Guebuza em reduzir a dívida têm sido impulsionados por perdões financeiros norte-americanos e outros países ocidentais, bem como pelo crescimento das receitas provenientes do investimento externo nos sectores dos recursos naturais e do turismo. (Noticias Lusófonas).

Nenhum comentário: