quinta-feira, 19 de julho de 2007

Portugal/Meta da cúpula UE-Brasil foi alcançada, diz chanceler

Lisboa, 18 Julho - O ministro português das Relações Exteriores, Luís Amado, destacou nesta quarta-feira o sucesso da primeira cúpula entre União Européia (UE) e Brasil.

Falando na Assembléia da República (Parlamento luso), o chanceler disse que o encontro lançou as bases de uma futura parceria estratégica entre as duas partes.

Segundo Amado, pela primeira vez houve um diálogo estruturado do bloco com o Brasil. A reunião colocou o país no mesmo patamar de Estados Unidos, Rússia, Canadá, China e Índia, disse o ministro.

Em seu discurso aos deputados das comissões das Relações Exteriores e dos Assuntos Europeus, Luís Amado disse que os objetivos da cúpula "euro-brasileira" foram "completamente alcançados".

O encontro, realizado em Lisboa, teve a participação do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do primeiro-ministro português e atual chefe do Conselho de líderes da UE, José Sócrates, e do presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso.

Quarteto
O chanceler português afirmou que a expectativa da presidência da Comissão Européia para a reunião do Quarteto para o Oriente Médio, composto por Estados Unidos, Rússia, UE e ONU é relançar o diálogo político entre Israel e a Autoridade Palestina.

Pela primeira vez, o evento terá a participação do representante especial do Quarteto para a região, o ex-premiê britânico Tony Blair. A reunião será realizada quinta-feira, em Lisboa.

Tratado da União
Em relação à aprovação do futuro Tratado da UE, o chefe da diplomacia portuguesa defendeu a "transparência" e a "boa fé" dos países do bloco durante a negociação. O documento foi classificado por Luís Amado como "a prioridade das prioridades" da presidência portuguesa da Comissão Européia.

A aprovação foi fixada para outubro, em reunião que será realizada em Lisboa. O Tratado da União substituirá a fracassada Constituição européia, rejeitada por franceses e holandeses em 2005.

As negociações formais e finais do futuro Tratado, no âmbito da chamada Conferência Intergovernamental dos 27, começam na próxima segunda-feira em Bruxelas. O processo está a cargo do primeiro Conselho de Ministros das Relações Exteriores da UE, presidido por Amado. (Lusa)

Nenhum comentário: