terça-feira, 17 de julho de 2007

Jogos da CPLP-2008 terão lugar no Brasil

Maputo, 17 Julho 2007 - A VI Edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) terá lugar na cidade brasileira do Rio de Janeiro, entre os dias 25 de Julho e 2 de Agosto de 2008, segundo decisão saída da reunião extraordinário da Conferência dos Ministros dos Desportos da comunidade, realizada há dias em Mindelo, Cabo Verde.

Para este evento, serão elegíveis os atletas que completem à data do início dos Jogos 16 anos de idade, isto é, nascidos até 31 de Dezembro de 2008, à excepção dos atletas portadores de deficiência, cujo limite de idade foi fixado em 20 anos.

As modalidades eleitas são as seguintes: futebol masculino, basquetebol feminino, andebol masculino, voleibol de praia masculino e feminino, ténis masculino e feminino, e atletismo para pessoa portadora de deficiência masculino e feminino.

De acordo com a disponibilidade brasileira, cada país poderá se fazer representar até um número máximo de 93 elementos, ficando sob sua responsabilidade o transporte para o Rio de Janeiro e vice-versa. Brasil assume os encargos relativos ao alojamento, alimentação, transporte interno e assistência médica durante o período de realização do certame.

A reunião de Mindelo tinha como objectivo, essencialmente, a institucionalização da Conferência dos Ministros da CPLP responsáveis tanto pela Juventude como pelo Desporto, uma vez que, anteriormente, existiam dois fóruns, um para cada área, devido ao facto de alguns países possuírem Ministérios da Juventude, por um lado, e Ministérios dos Desportos, por outro. Agora, com a harmonização, na mesma conferência os governantes abordarão simultaneamente assuntos relacionados com as duas áreas.

O primeiro encontro, já nestes novos moldes, foi agendado para o Rio de Janeiro, entre 24 e 25 de Julho do próximo ano, vésperas da VI Edição dos Jogos Desportivos da CPLP.

A delegação moçambicana a Mindelo foi chefiada pelo Ministro da Juventude e Desportos, David Simango, acompanhado de José Neves Maluleca, Director Nacional dos Assuntos da Juventude, e de Inácio Bernardo, Director Nacional-Adjunto dos Desportos. (Noticias)

Nenhum comentário: