Maputo, 16 Julho 2007 - O Centro de Estudos Africanos vai divulgar, esta quarta-feira, um estudo sobre os linchamentos, um fenómeno que de 1997 a esta parte já vitimou 122 supostos criminosos, dentre eles três mulheres.
Carlos Serra, sociólogo envolvido no referido estudo, refere que é preciso compreender que a inquietante a atitude dos cidadãos é típica de uma população que vê ineficácia nos órgãos que deviam zelar pela sua segurança, mormente a polícia.
O estudo a ser divulgado, realizado pela Unidade de Diagnóstico Social, órgão ligado ao Centro de Estudos Africanos, durou cerca de três meses, sendo que depois será comparado ao efectuado em São Paulo, Brasil - país que tem registado este fenómeno, e com tendência ascendente, de acordo com a imprensa local.
No nosso país, este fenómeno teve as suas primeiras manifestações entre 1991/1992 e voltou a merecer destaque na imprensa nacional nos últimos dois anos, facto que motivou o estudo em causa. Aliás, Carlos Serra, numa das suas obras sobre este problema, chama atenção à sociedade, visto ter também vitimado alguns inocentes. (Imensis/Fonte: O País)
Artigos relacionados
Nenhum comentário:
Postar um comentário