segunda-feira, 16 de julho de 2007

Moçambique/Escola de Estatística poderá servir os PALOP

Os Institutos de Estatística dos Países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP) lançaram já um estudo de viabilidade que permite a constituição de uma escola superior que promova a formação de quadros dos países-membros tendo como fim a consolidação dos respectivos sistemas estatísticos.


Maputo, 16 Julho 2007 - A questão foi posta à discussão e objecto de uma vídeo-conferência realizada, recentemente, em Maputo, no quadro da 6ª reunião do comité de coordenação do projecto de apoio ao desenvolvimento dos sistemas estatísticos.


Segundo Peregrino Costa, Chefe do Projecto, a conclusão do estudo de viabilidade é que vai indicar os montantes, o local e data da entrada em funcionamento da referida escola.


A ideia é que o projecto, embora não esteja no âmbito do Projecto de Apoio ao Desenvolvimento dos sistemas estatísticos, venha a produzir importantes resultados neste âmbito, porquanto, a exiguidade de quadros nesta área é uma realidade ao nível dos países membros.


Espera-se que o estudo de viabilidade seja concluído o mais rapidamente possível para que se avance para o passo seguinte, que é a busca de financiamentos, pese embora já tenham sido identificadas algumas fontes interessadas em dar apoio.


Com relação ao projecto de apoio ao desenvolvimento dos sistemas estatísticos, soubemos que o mesmo deve terminar em Setembro próximo. Um segundo projecto, que se espera venha a ser de consolidação do que já foi feito e de abertura de novas frentes, venha a ser posto em marcha o mais rapidamente possível.


A base da coordenação entre os países membros dos PALOP, é a de que sistemas estatísticos nacionais fortalecidos, poderão contribuir sobremaneira para induzir o desenvolvimento uma vez que se parte de indicadores concretos.


Segundo Peregrino Costa, as estatísticas são a base para a boa governação daí que se deve melhorar a disponibilidade de dados fidedignos e em tempo real.


O encontro, passou em revista as acções realizadas no âmbito do projecto nos últimos cinco anos e as perspectivas que se desenham.


O projecto, iniciado em 2002, segundo o respectivo coordenador, peregrino Costa, o mesmo permitiu que os países estejam mais reforçados no domínio da estatística.


Segundo indicou, o objectivo global do projecto era a melhoria dos sistemas estatísticos permitindo a obtenção de informações de qualidade e em tempo útil, de modo a garantir uma opinião pública informada.


`O projecto está integrado no âmbito daquilo que chamamos de boa governação e estamos hoje melhor reforçados´, disse a fonte.

No âmbito do projecto, foram já desenvolvidas acções em vários domínios como do planeamento e coordenação estatística, do desenho e publicação das edições, dos inquéritos das empresas, das contas nacionais, dos indicadores de seguimento e avaliação da pobreza, dos indicadores de tendência económica e finalmente nas nomenclaturas e conceitos estatísticos.


`Em termos de resultados, o projecto contribuiu para concluir diversas nomenclaturas ao nível de cada país, foi construído um instrumento de diálogo permanente entre países via internet para além dum sistema integrado de produção de estatísticas das empresas incluindo um módulo sobre a conjuntura´.
(Imensis/Fonte: Noticias)

Nenhum comentário: