segunda-feira, 16 de julho de 2007

Portugal/África deve reforçar capacidades na prevenção e gestão de conflitos

Argel, 15 Julho 2007 - O continente africano deverá reforçar as suas capacidades na prevenção e gestão de conflitos em África, defendeu hoje em Argel o embaixador de Portugal na Argélia, Luís Almeida Sampaio.

O diplomata intervinha num encontro com a imprensa que antecedeu a inauguração de um espaço cultural na representação diplomática portuguesa na capital argelina.


No encontro com a imprensa, Luís Almeida Sampaio apresentou o programa e as grandes prioridades da presidência portuguesa da União Europeia, iniciada no passado dia 01 e que termina a 31 de Dezembro.

O embaixador de Portugal insistiu, designadamente, nos pontos que interessam à Argélia como o diálogo euro-mediterrânico, migrações, luta anti-terrorista, energia, investimentos e comércio.

Luís Almeida Sampaio destacou, de entre as prioridades da presidência portuguesa, a II Cimeira UE-África, prevista para os dias 08 e 09 de Dezembro em Lisboa, de que disse esperar que saia aprovada uma estratégia euro-africana a que a Argélia pode dar uma "contribuição significativa".

O embaixador de Portugal estava acompanhado no encontro pela imprensa dos seus colegas alemão e esloveno.

A Alemanha ocupou a presidência da UE no primeiro semestre de 2007 e a Eslovénia exercerá igual mandato entre 01 de Janeiro e 30 de Junho de 2008.

Em seguida, o embaixador de Portugal inaugurou um espaço cultural na representação diplomática portuguesa que disse "servir para aproximar não somente as duas culturas (portuguesa e argelina) mas também para funcionar como ponto de encontro para empresários e jornalistas.

"Não podemos esquecer que Portugal e os países amigos e vizinhos do Magrebe partilham uma longa e rica história comum", sublinhou na ocasião. (RTP)

Nenhum comentário: