quarta-feira, 4 de julho de 2007

Timor-Leste / Primeiro-ministro Estanislau da Silva abre curso de formação para diplomatas

“As pessoas não dão atenção apenas às eleições. Pelocontrário, continuam a trabalhar, preparando o futuro”

Díli, 2 de Julho de 2007 - O Primeiro-Ministro Engº Estanislau da Silva presidiu à abertura do curso de formação de diplomatas e expressou satisfação pela forma tranquila como decorreu a eleição legislativa do fim-de-semana.

O chefe do governo manifestou satisfação por ver que a actividade dos serviços do Estado prossegue, independentemente dos resultados das eleições que serão conhecidos dentro de dias.

“O início deste curso de formação mostra que as pessoas não dão só atenção aos resultados das eleições e, pelo contrário, em vez de olharem para o passado, trabalham em preparação do futuro”, afirmou o Engº Estanislau da Silva.

O Primeiro-Ministro recordou que, não sendo embora diplomata, também participou no trabalho diplomático em apoio à campanha de divulgação da causa de Timor-Leste no estrangeiro, durante a Resistência.

“Temos dois grandes diplomatas timorenses seniores que ajudaram a afirmar o nome de Timor-Leste no estrangeiro – o Dr. José Ramos-Horta e o Dr. Marí Alkatiri”, disse o Primeiro-Ministro.

“E temos as diplomatas que, em 1975 e 1976, se distinguiram no trabalho de promoção da causa de Timor-Leste, como a Adelina Tílman, nas Nações Unidas, a Marina Ribeiro, em Moçambique, a Filomena de Almeida”, declarou.

“Foram as primeiras mulheres a fazerem trabalho diplomático para Timor. Percorreram África, trabalharam em condições difíceis”, acrescentou.

“Elas fazem parte na história de Timor”, realçou o Primeiro-Ministro.

O Engº Estanislau da Silva destacou a importância da formação no bom desempenho do trabalho diplomático de um Estado moderno.

“Esta formação é importantíssima para o vosso desempenho com mais profissionalismo. Ela permitirá que fiquem mais habilitados não apenas a organizarem o vosso trabalho mas também a organizar a estrutura do Ministério dos Negócios Estrangeiros”, declarou.

O Primeiro-Ministro fez também votos para que seja possível constituir um dia uma escola de formação para diplomatas timorenses.

“Estou deveras satisfeito por ver-vos disponíveis para aprender com formadores qualificados, trabalhando e aprendendo e não apenas aprendendo teoria. Ser diplomata requer conhecimentos de muitos assuntos e uma sólida preparação. Desejo-vos êxito no curso que agora iniciam”, disse. (Fonte: Gabinete do primeiro-ministro)

Para informação adicional, por favor contactar / Hakarak informasaun ne’ebe detalhu bele kontaktu ho / For further information, please contact:
Ivana Belo unugina2004@yahoo.com Tel. +670 7243559
António André antonio.m.andre@gmail.com Tel + 670 7319905

Nenhum comentário: