quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Moçambique/Maputo acolhe debate sobre Paz, Estabilidade e Segurança na SADC



4 agosto 2016, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)

A cidade de Maputo é, desde ontem até sexta-feira, palco dos debates da 18ª Reunião do Comité Ministerial do Órgão da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral –SADC, para a Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança.

O encontro, que decorre sob o lema ʺContribuindo para a Paz, Estabilidade e Segurança na SADCʺ, terá
o seu ponto mais alto na sexta-feira, altura em que os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países membros vão passar em revista a situação sócio-política da região.

Os titulares da pasta dos negócios estrangeiros vão avaliar igualmente o grau de cumprimento das decisões da última reunião do Comité Ministerial do Órgão, havida em Julho de 2015, em Pretória, África do Sul.

Neste momento, decorrem os encontros preparatórios à porta-fechada. (RM)

--------- Recomendamos

Renamo deve ser criminalizada pelos ataques armados- António Niquice

4 julho 2016, Rádio Moçambique http://www.rm.co.mz (Moçambique)

O Chefe-adjunto da Brigada Central da Frelimo, na cidade de Maputo, António Niquice, defende que a Renamo deve ser criminalizada devido os ataques armados de seus homens.

António Niquice considera inconcebível que uma força política possua armas para chantagear e ameaçar o povo.
 
António Niquice falava em conferência de imprensa sobre o balanço dos contactos com as bases em Maputo na preparação do XI Congresso da Frelimo, a ter lugar em 2017 na cidade da Matola, província de Maputo.

Niquice disse que a Frelimo constatou que o povo quer que a Renamo declare de forma incondicional o fim dos ataques militares contra pessoas e bens no país. (RM)

Nenhum comentário: