quarta-feira, 3 de agosto de 2016

China responsável por um terço dos projectos de electrificação em África/非洲新供电项目 中国投资占三分一



1 julho 2016, Macahub http://www.macauhub.com.mo (China, 中国)

A China está a aumentar a sua participação no aumento da capacidade de produção de electricidade em África, nomeadamente em Angola e em Moçambique, factor que a Agência Internacional de Energia (AIE) considera fundamental para o desenvolvimento do continente.

No recente estudo “A Expansão do Sector Energético na África a Sul do Saara – Envolvimento da China”, a AIE estima que as empresas chinesas tenham, entre 2010 e 2015, sido responsáveis por cerca de 30% do aumento de capacidade de produção de electricidade
naquela zona do continente africano, região onde estão inseridos Angola e Moçambique.

Na década de 2010-2020, o aumento da capacidade de produção de electricidade atribuível a projectos de empresas chinesas equivale a 10% do total da capacidade instalada na região, num total de 200 projectos e 17 gigawatts.

Enquanto em Angola se destaca a participação de empresas chinesas em projectos de redes de electricidade de zonas urbanas e rurais, tal como na Guiné Equatorial, em países como a Etiópia e o Quénia foram erguidas linhas de transmissão transfronteiriças, e noutros países projectos integrados de geração e distribuição.

Na vila angolana do Cuito Cuanavale, a instalação de linhas e subestações pela Sinohydro permitiu o acesso a electricidade por 5000 pessoas.

“As empresas de energia chinesas estão agora cada vez mais activas no estrangeiro, exportando a experiência interna da China para outras economias em desenvolvimento”, refere o estudo a que a agência Macauhub teve acesso, o mais completo levantamento feito até à data da participação da China no sector energético africano.

Durante a sua recente visita a Moçambique, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, apontou a cooperação no domínio energético e na indústria como prioridade nas relações entre os dois países.

A capacidade de produção de electricidade em África está ainda abaixo do resto do mundo e das necessidades internas, devido, nomeadamente, à falta de acesso a financiamento, estimando-se que cerca de 635 milhões de pessoas vivam sem electricidade no continente.

A China tornou-se nos últimos anos uma importante fonte de financiamento e de tecnologia para projectos energéticos no continente e, de acordo com o estudo, entre 2010-2020 as redes eléctricas chegarão a mais cerca de 120 milhões de pessoas, com as empresas chinesas a promoverem cerca de 30% da capacidade de produção adicional.

“Um maior acesso a electricidade pode, por sua vez, facilitar a industrialização e o desenvolvimento económico”, adianta o estudo.
A energia hidroeléctrica representa a maior fatia (49%) dos projectos hidroeléctricos chineses no período 2010-2020, que em 56% são de energias renováveis, incluindo também eólica, biomassa e solar.

Entre 2010-2015, cerca de 13 mil milhões de dólares foram aplicados pela China no desenvolvimento do sector energético da África a sul do Saara através de empréstimos, créditos de compra/venda e investimento directo estrangeiro.

“Geralmente com o apoio do governo chinês, as empresas chinesas disponibilizam soluções integradas de capacidade de produção de electricidade, transmissão e distribuição, através de uma combinação de ajuda ao desenvolvimento (empréstimos), investimento governamental e privado”, adianta a AIE.

O Banco de Exportações e Importações (ExIm) da China tem vindo a assumir-se como financiador de referência destes projectos, mas a tendência é a entrada de mais bancos e fundos comerciais no negócio, e algumas empresas chinesas já operam como distribuidores de electricidade, como no Gana. (Macauhub/AO/CN/MZ)

---------

非洲新供电项 中国投占三分一

2016801, Macahub http://www.macauhub.com.mo (China, 中国)

能源署(IEA认为,目前整个非洲正大提升能,非洲大展很关,而中国在大潮中的投力度越来越大。
IEA最近发表题为《撒哈拉以南非洲能源扩展——中国的参与》的研究报告,当中估计20102015间非洲大陆产能扩展的大潮中,有约30%涉及中国企业的投资。安哥拉和莫桑比克两个葡语国家均属撒南非洲国家之一
上述报告是迄今有关中国企业参与非洲发电领域最全面的报告。根据报告,中国20102020间援建的发电产能,相当于撒南非洲既有装机容量(200项目,合共17吉兆)的10%
中国企业积极投入安哥拉和赤道几内亚城乡电网项目,占比突出;在埃塞俄比亚和肯尼亚两国间架设了跨境输电缆;在其他国家,他们参与了综合发电和输电项目
中国水电建设集团国际工程有限公司为安哥拉城镇Cuito Cuanavale铺设电缆和配电站,为该镇约5,000名居民带来电力
Macauhub取得的IEA报告显示:中国发电企业在海外的投资活动越来越活跃,向发展中经济体输出在国内时累积的经验。
中国外长王毅最近访问莫桑比克时强调,在能源和工业领域的合作,是两国关系中的一个重点
非洲整体发电产能仍落后于世界其他地方,未能满足区内需求,主因是缺乏建设资金。有估计称,目前非洲大陆上仍有6.35亿人过着没有电力供应的生活
近年中国已成为非洲大陆技术和能源项目的主要资金来源。根据上述研究报告,规划中到2020时,建成的电网将有1.2亿人口首次获供电,其中,中国企业将贡献新增装机容量的近30%
报告强调,新增的电力又会推动工业化和经济发展
20102020间中国的援建供电项目中,有56%属于水电、风电、太阳能和生物发电等可再生能源项目(其中水电占最大份额,为49%)。
20102015间,中国以贷款、外商直接投资等形式,向撒南非洲的发电项目提供近130亿美元
IEA报告称:中国投资者(一般有中国政府支持)透过发展援助(贷款)、政府驱动投资和股权投资等形式,提供发电、输电、配电综合解决方案。
中国进出口银行在这些项目中扮演参考融资人的角色。然而,趋势是更多银行和商业基金投入营运,而一些中国企业已经在诸如加纳等国家运营供电网。(Macauhub/AO/CN/MZ)

Nenhum comentário: