terça-feira, 30 de agosto de 2016

Brasil/Greenwald destaca coragem de Dilma e covardia de Temer

29 agosto 2016, Brasil 247 https://www.brasil247.com (Brasil)

Por Fernando Brito, do Tijolaço

Em entrevista ao canal independente Democracy Now, dos Estados Unidos, o jornalista Green Greenwald, do The Intercept, destacou as diferenças no comportamento da presidente Dilma Rousseff de "enfrentar seus algozes" no Senado para se defender, pessoalmente, no processo de impeachment, e de Michel Temer, que quebrou o protocolo ao pedir para que seu nome não fosse anunciado na cerimônia de abertura da Olimpíada e ainda não compareceu na festa de encerramento do evento; assista.

Assista a entrevista, na íntegra e legendada:
VIDEO

Trecho do comentário do Prêmio Pulitzer de Jornalismo, Green Greenwald, no The Intercept,
sobre a entrevista que deu ao Democracy Now, dos EUA, sobre as diferenças entre a atitude de Dilma de decidir ir se defender, pessoalmente, no Senado, no julgamento do pedido de impeachment e a de Michel Temer de escafeder-se de aparições públicas.

Durante as Olimpíadas, o “presidente interino” Michel Temer, temendo vaias, quebrou o protocolo ao exigir que seu nome não fosse anunciadoquando ele apareceu na Cerimônia de Abertura (ele foi intensamente vaiado de qualquer maneira) e depois seescondeu, não comparecendo à Cerimônia de Encerramento. Em amplo contraste, a presidente realmente eleita da nação, Dilma Rousseff, decidiu ir ao Senado hoje para confrontar seus acusadores, quando a gangue de corruptos e criminosos que constituem o Senado brasileiro encaminha o fim do julgamento do impeachment, com o resultado virtualmente inevitável de que a presidente duas vezes eleita Dilma seja removida do cargo. É a personificação da covardia x coragem.

------------ Recomendamos

Brasil/A coragem e a dignidade de Dilma calaram senadores

29 agosto 2016, Brasil 247 https://www.brasil247.com (Brasil)

Laurez Cerqueira*

Os senadores golpistas baixaram a bola.

Eles não esperavam que Dilma fosse ao Senado fazer a própria defesa, encará-los e desafiá-los a provar que ela cometera crime de responsabilidade.

Talvez pensaram que seria uma sessão sobre a qual teriam domínio, como de costume, mas não foi bem assim.

O discurso de Dilma foi tão forte e esclarecedor sobre as tramas e conspirações que levaram ao golpe que os fez calar.

Os senadores saíram pela retórica, coisa que eles estão acostumados a fazer, mas, num julgamento apenas a retórica não vale.

A defesa dela foi impecável. Senadoras e senadores como Ana Amélia, Aloysio Nunes, Aécio Neves, Cássio Cunha Lima e outros desceram da tribuna de rabo entre as pernas.

O Brasil conheceu hoje, mais uma vez, a coragem e a dignidade de Dilma, que enfrentou na vida dois tribunais injustos: o da ditadura militar e o do golpe parlamentar, no Senado. Os dois por lutar pela democracia e pela justiça.

Ela sairá do julgamento de espírito elevado, o Senado completamente desmoralizado, rebaixado, e exposto ao Brasil e ao mundo como uma instituição dominada por um bando de ratos.

*Laurez Cerqueiraː Autor, entre outros trabalhos, de Florestan Fernandes - vida e obra; Florestan Fernandes – um mestre radical; e O Outro Lado do Real.


Nenhum comentário: