Oslo, Noruega, 30 novembro 2009 - O governo de Angola está a estudar a constituição de um fundo soberano semelhante ao da Noruega para gerir os rendimentos petrolíferos, informou sexta-feira em Oslo o jornal norueguês Aftenposten.
O jornal acrescenta que o governo angolano pretende ter o fundo soberano em funcionamento ainda este ano e que o assunto foi discutido aquando da visita que o ministro norueguês dos Negócios Estrangeiros, Jonas Gahr Stoere, efectuou a Luanda na quinta-feira.
O Aftenposten diz ainda que as autoridades de Angola estudaram o a gestão de investimentos do fundo petrolífero soberano da Noruega ao abrigo de um programa de desenvolvimento norueguês, que pretende ajudar nações africanas a melhor gerirem os seus rendimentos petrolíferos e aguentarem o sobe e desce dos preços do petróleo.
Angola é um dos maiores produtores de petróleo de África e o seu Orçamento de Estado para 2010 antecipa receitas petrolíferas no montante de 16,6 mil milhões de dólares, contra 15,7 mil milhões este ano. (macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário