Macau, China, 11 dezembro 2009 - Macau desempenha um papel muito “importante e insubstituível” enquanto plataforma económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa, disse quinta-feira em Macau o novo secretário-geral do Fórum de Cooperação, Chang Hexi.
Recém-chegado a Macau depois de ter sido nomeado por Pequim para dirigir o Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, Chang Hexi sustenta que através do fórum a “cooperação entre a China, Macau e os países de língua portuguesa desenvolveu-se muito rapidamente”.
“Macau tem uma relação económica e comercial de muitos anos com os países de língua portuguesa e tem relações económicas e comerciais com mais de 100 países e regiões a nível mundial”, recordou o mesmo responsável, em declarações à agência noticiosa portuuesa Lusa.
Chang Hexi disse também que Macau tem “infra-estruturas perfeitas” e serviços financeiros que criam um “bom ambiente para fortalecer a cooperação económica e comercial entre a China e os países lusófonos”.
Num balanço da actividade do Fórum, criado em 2003, Chang Hexi disse que o secretariado permanente tem feito “progressos notáveis” e que toda a cooperação foi “promovida de forma estável e com resultados evidentes”.
Com uma visão positiva de seis anos de actividade do fórum e com as trocas comerciais entre a China e a lusofonia em crescendo – apesar de em 2009 se registar uma quebra devido à crise financeira mundial – Chang Hexi sublinhou que a China vai “continuar a aproveitar esta plataforma tão importante”.
O novo secretário-geral do secretariado permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), Chang Hexi, iniciou as suas funções no passado dia 19 de Novembro.
Chang Hexi desenvolveu a sua actividade profissional ao serviço do Ministério do Comércio da República Popular da China, tendo desempenhado vários cargos nas Embaixada da China em países de língua portuguesa.
Chang Hexi esteve relacionado com o Fórum desde o seu início, tendo participado inclusivamente na organização da 1ª Conferência Ministerial e nos trabalhos da 2ª Conferência Ministerial. (macauhub)
Nenhum comentário:
Postar um comentário