Luanda, 20 dezembro 2009 - A capital angolana (Luanda) vai acolher terça-feira, 22 de Dezembro de 2009, a 155ª reunião extraordinária da Conferência Ministerial da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), sem previsão de alteração das actuais quotas de produção dos seus 12 membros.
Durante a reunião Angola, que actualmente preside a organização, passará o testemunho para o Equador, com efeitos partir do dia 01 de Janeiro de 2010. O Evento é aguardado com grande expectativa visto que o mesmo se organiza pela 1ª vez no país.
Angola recebeu o testemunho da presidência rotativa anual da OPEP no dia 17 de Dezembro de 2008, na cidade e Oran (Argélia), tendo nesta mesma data o Equador assumido a vice-presidência.
A OPEP é responsável por 79 porcento das reservas mundiais de crude e tem uma forte influência na definição dos preços nos mercados internacionais através do alinhamento das quotas de produção em função do mercado.
O que, por exemplo, em relação a Angola levou a que a sua produção tenha sido oficialmente, no último ano, de 1,650 milhões barris/dia face a um potencial de quase dois milhões.
Os actuais países membros da OPEP são Angola, Argélia, Líbia, Nigéria, Venezuela, Equador, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irão, Iraque, Kuwait e Qatar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário