A Casa de Cultura do Alto Maé e o Instituto Nzinga de Capoeira Angola (Brasil) propõem um evento diferente: uma série de pequenos espectáculos realizados dentro dos mercados da cidade de Maputo. Este projecto, segundo um comunicado de Imprensa daquela instituição, pretende fazer a integração entre o Xitende e o berimbau, através de apresentações conjuntas nos principais mercados da cidade de Maputo.
17 dezembro 2009/Notícias
O Xitende será executado por tocadores tradicionais do instrumento. Se possível, também executarão os instrumentos com os conjuntos contemporâneos, como o Xitiku ni Mbaúla (hip-hop) e ainda o Raz Raitrim (reggae).
O berimbau será tocado pela Orquestra Nzinga de Berimbaus, que já realizou diversas apresentações tanto no Brasil como noutros países. A orquestra estará em Moçambique para actuações, numa acção que conta com o apoio do Ministério da Cultura do Brasil.
Ao mesmo tempo, o projecto traz entretenimento para os mercados da cidade, locais que tradicionalmente costumam se ver excluídos dos circuitos culturais. “Os bazares são uma marca registada de Maputo, ricos em quantidade e na diversidade dos produtos e relações que ali se estabelecem. A ideia é trazer os grupos culturais para uma área dentro do bazar e fazer ali um espectáculo”, refere-se na nota de Imprensa que temos vindo a citar.
Este é um projecto-piloto, propondo-se, por isso, a princípio três apresentações e em datas diferentes, bem como em diferentes mercados da cidade de Maputo.
O público-alvo do projecto são as pessoas que vão ao mercado como parte da sua rotina, para trabalhar, comprar ou mesmo conversar ou passar o tempo.
A primeira intervenção será feita hoje às 15 horas no mercado Compone, situado entre os bairros Polana-Caniço e Maxaquene. Neste local estarão presentes os grupos Cultural do Alto-Maé e Raz Haitrim, igualmente às 15 horas.
Amanhã será a vez do mercado grossista de Zimpeto com a intervenção de José Maria e Xitiku ni Mbaúla, para no sábado se deslocarem ao mercado de Xipamanine, com acções a partir das 11 horas e que serão levadas a cabo por Timbila Muzimba e o Grupo Cultural do Alto Maé.
Nenhum comentário:
Postar um comentário