quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Produção petrolífera de Angola diminui em 2009

Luanda, Angola, 31 dezembro 2009 - A produção de petróleo em Angola cifrou-se em pouco mais de 601 milhões de barris no período entre Janeiro a Novembro deste o que representa uma redução em relação a igual período de 2008 disse quarta-feira o ministro José Maria Botelho de Vasconcelos.

Segundo o ministro dos Petróleos a produção da petrolífera angolana em 2009 teve uma redução de pouco mais de 34 milhões, de barris devido aos cortes decididos pela OPEP por causa da instabilidade no mercado internacional do crude e da crise financeira mundial.

A nível da OPEP Angola tinha uma quota de produção de um milhão e 656 mil barris/dia, que começou a ser reduzida, obrigatoriamente, a partir de Dezembro de 2008 por decisão do cartel do qual Angola é membro efectivo .

Quanto ao sector de produção o ministro revelou que Angola produziu de Janeiro a Novembro de 2009 seis milhões de barris de Gás Natural Liquefeito (L.P.G), e lembrou que entraram em produção os campos Gimbôa no Bloco 4/05, Mafumeira Norte, no Bloco 0, e Tômbua-Landana, no Bloco 14.

José Maria Botelho de Vasconcelos referiu igualmente que foram perfurados 77 poços de desenvolvimento, enquanto os projectos de desenvolvimento Pazflor, no Bloco 17, e PSVM, no Bloco 31, continuaram a ser normalmente executados. (macauhub)

Nenhum comentário: