Luanda, 11 dezembro 2009 - Aspectos da cooperação entre as Forças Armadas de Angola (FAA), da África do Sul e de Cuba foram passados em revista hoje, sexta-feira, em Luanda, num encontro que juntou três individualidades militares dos respectivos paises.
O chefe do Estado Maior General das FAA, general Francisco Furtado, das Forças de Defesa sul-africana, Godfrey Ngwenya, e o general de brigada cubano, Leopoldo Cintra Fria , discutiram também questões de caracter político, económico e social, bem assim a analisaram a situação internacional.
No final, o general Furtado disse que o momento serviu para troca de impressões sobre a cooperação existente entre as três forças armadas e os moldes de contribuição para o seu incremento.
Para o general sul-africano a ocasião foi oportuna, pois poderam passar em revista aspectos de interesse trilateral, em particular os resultantes do período da "guerra fria", agora que se vive a era da globalização.
Por seu lado, o general Cintra Fria considerou histórico o encontro, depois de 30 anos passados juntos, quando Cuba enviara combatentes para defender o território angolano das invasões estrangeiras e o ANC mantinha bases dos guerrilheiros, que combatiam o regime racista sul-africano.
O responsável militar sul-africano encontra-se em Angola desde terça-feira, no quadro do estreitamento das relações bilaterais de cooperação militar, enquanto o general cubano representou o Partido Comunista do seu país no VI Congresso do MPLA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário