sexta-feira, 29 de abril de 2016

Brasil/Nobel da Paz diz que impeachment de Dilma é golpe de Estado


28/04/2016, http://agenciabrasil.ebc.com.br (Brasil)

Ana Cristina Campos, Repórter da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (28) o apoio do ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1980, o argentino Adolfo Pérez Esquivel, contra o processo de impeachment que tramita no Senado.

“Está muito claro que o que se está preparando aqui é um golpe de estado encoberto, o que nós chamamos de um golpe brando”, afirmou Esquivel, após o encontro no Palácio do Planalto.

Ele comparou o processo de impeachment de Dilma ao que ocorreu em Honduras e no Paraguai com as destituições dos presidentes Manuel Zelaya, em 2009, e Fernando Lugo, em 2012. “Agora, a mesma metodologia, que não necessita das Forças Armadas, está sendo utilizada

Brasil/Vencedor do Pulitzer denuncia golpe e Globo em premiação



29 abril 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

Por Mídia Ninja

“Golpe Nunca Mais”, manifestou Maurício Lima, primeiro brasileiro a vencer o prêmio Pulitzer


Maurício Lima, primeiro brasileiro a vencer o prêmio Pulitzer de Jornalismo, denunciou na noite dessa quinta-feira, (28), o golpe em curso no Brasil durante a premiação da Overseas Press Club of America (OPC), cerimônia que reúne os 500 maiores líderes da imprensa mundial.

A ação reforça o rechaço da imprensa internacional ao processo de Impeachment, que tenta retirar a presidente democraticamente eleita Dilma Rousseff do

BRICS, БРИКС/Lavrov: "Si Suecia decide unirse a la OTAN Rusia dará respuesta técnico-militar"/Лавров рассказал об ответе России на вступление Швеции в НАТО


29 abril 2016, ТВ-Новости TV-Novosti http://actualidad.rt.com (Россия, Rusia)

Así comentó el canciller ruso la posibilidad de que el país escandinavo se una a la Organización del Tratado del Atlántico Norte.

El ministro de Exteriores ruso, Serguéi Lavrov, ha afirmado que Suecia es un país neutral para Rusia pero que si Estocolmo decide unirse a la OTAN Moscú "se verá obligado a responder de manera técnico-militar" a este cambio geopolítico. La declaración ha sido hecha en una entrevista concedida este jueves al diario 'Dagens Nyheter'.

Tener en el norte a un vecino neutral es una cosa. Y otra muy diferente es cuando este vecino es miembro de la OTAN.

Lavrov explicó que

Brasil/Movimentos sociais bloqueiam ruas e estradas em protesto contra o golpe

28 abril 2016, Agência PT http://www.pt.org.br (Brasil)

Vias em ao menos 8 estados foram bloqueadas por manifestantes na manhã desta quinta (28) em protesto contra Michel Temer e o golpe.

Na manhã desta quinta-feira (28), a Frente Povo Sem Medo, que reúne diversos movimentos sociais, promoveu bloqueios de dezenas de avenidas e rodovias por todo o Brasil para protestar contra o golpe à presidenta Dilma Rousseff. Ao menos oito estados e o Distrito Federal foram palco de atos de organizações como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento Sem Terra (MST), Movimento Popular por Moradia (MPM), Brigadas PopularesMovimento de Luta nos Bairros e Favelas (MLB).

Em São Paulo, por volta de 14 pontos na capital e Grande São Paulo foram

Brasil/União Brasileira de Escritores (UBE) denuncia Bolsonaro em Haia por crime contra humanidade



28 abril 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

Por Dayane Santos

Em visita à redação do Portal Vermelho, o presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), Durval Noronha, falou sobre a ação que a entidade impetrou no Tribunal Penal Internacional de Haia, nesta quarta-feira (27), para pedir que se inicie uma investigação contra o deputado Federal Jair Bolsonaro por crimes contra a Humanidade. A entidade também faz uma campanha pela internet para recolher um milhão de assinaturas em repúdio à conduta do parlamentar.

A ação foi motivada pelo discurso de Bolsonaro durante a votação de admissibilidade do pedido de impeachment contra o mandato da presidenta Dilma Rousseff, dia 17 de abril, o deputado dedicou o seu voto ao torturador da ditadura, o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-Codi.

Para Durval Noronha, que é autor de 54 livros e um renomado advogado e professor de direito, ao homenagear o coronel Ustra e, por extensão, às suas obras e ações voltadas à prática da tortura, Bolsonaro é um apologista do crime de tortura.

“A apologia da tortura é um crime contra a Humanidade definido pelo Estatuto de Roma, um tratado

Abya Yala, Pátria Grande/Deputado destaca atos em toda América Latina contra golpe no Brasil




28 abril 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

O vice-presidente brasileiro no Parlasul – o Parlamento do Mercosul, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), destacou nesta quarta-feira (27) a importância da ampla mobilização que tem ocorrido nos países latino-americanos contra o golpe institucional em curso no Brasil, para retirar do cargo a presidenta Dilma Rousseff sem que tenha cometido nenhum crime de responsabilidade. 

“Consolida-se a percepção, nos países latino-americanos, de uma ruptura democrática no Brasil, com a tentativa de golpe”, afirmou, destacando que

Brasil/POR QUE ESCRACHAMOS JAIR BOLSONARO?



24 abril 2016, Levante Popular da Juventude http://www.levante.org.br (Brasil)

Hoje, 24 de abril de 2016, nós do Levante Popular da Juventude escrachamos o deputado Jair Bolsonaro, um dos maiores inimigos do povo.

Assim como fizemos com os torturadores da Ditadura em 2012, com a Rede Globo em 2013, com Eduardo Cunha em 2015 e com o Temer esta semana, deixamos aqui as razões que nos levaram a escrachar Jair Bolsonaro:

Bolsonaro é golpista: ele um dos principais apoiadores do Golpe em curso. Ele está protagonizando o afastamento de uma Presidente que não cometeu nenhum crime de responsabilidade, e não carrega nenhuma denúncia de corrupção. Este impeachment é um golpe parlamentar e midiático cuja principal acusação recai sobre práticas contábeis exercidas por diversos presidentes e governadores.

Bolsonaro é órfão da ditadura militar:  Ele já disse que o “erro da ditadura foi torturar e não matar”. Em seu discurso na votação do impeachment homenageou o Coronel Brilhante Ustra, um dos maiores monstros que aquele regime terrível criou

Costa Rica/LLAMAMIENTO INTERNACIONAL DE SOLIDARIDAD ANTE LOS ATAQUES A LA DEMOCRACIA EN BRASIL



19 abril 2016, Confederación Sindical de Trabajadores y Trabajadoras de las Americas—CSA (Costa Rica)

La Confederación Sindical de Trabajadores de las Américas (CSA), que en la región representa a más de 60 millones de trabajadoras/es, viene a expresar su firme respaldo al estado democrático de derecho amenazado en Brasil a partir de la decisión de la Cámara de Diputados de aprobar la continuidad del proceso de Impeachment a la presidenta Dilma Rousseff.

Como quedó evidenciado en la votación del domingo 17, las/os señoras/es diputadas/os que votaron a favor de ese proceso no presentaron ninguna evidencia de crímenes de responsabilidad de la presidenta, único argumento constitucional válido para ser sometida a juicio político. Al contrario de la presidenta Rousseff, muchos de las/os que votaron en su contra son reos de la justicia brasileña por diversos crímenes, entre ellos desvío de recursos, apropiación indebida, lavado de dinero, crímenes electorales,

quarta-feira, 27 de abril de 2016

'QUE O PARLAMENTO DO MERCOSUL REALIZE UMA SESSÃO NO BRASIL'



25 abril 2016, Carta Maior http://cartamaior.com.br (Brasil)

Martín Granovsky, Página 12 (Argentina)


Agora que a presidenta Dilma Rousseff depende de uma decisão do Senado, Tarso Genro atribuiu grande importância a uma possível reação dos sul-americano

Daniel Filmus perguntou o que o Parlasul, como é conhecido o Parlamento do Mercosul, poderia fazer pelo Brasil. E Tarso Genro não duvidou em responder: “que o Parlasul realize uma sessão aqui. Ou ao menos que os parlamentares viajem a São Paulo ou a Brasília”. O diálogo transcorreu durante uma videoconferência aberta organizada pela Universidade Metropolitana para a Educação e o Trabalho (UMET), de Buenos Aires.

Genro, que apareceu por Skype com uma cuia de chimarrão gigantesca, típica do sul do Brasil, é um dos principais dirigentes do Partido dos Trabalhadores. Ele foi prefeito de Porto Alegre duas vezes, e governador do Rio Grande do Sul uma vez, e colaborou com Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Justiça num primeiro

Brasil/Vox/CUT: Lula lidera com 31% sobre Marina e Aécio



25 abril 2016, Brasil 247 http://www.brasil247.com (Brasil)


Pesquisa Vox Populi, encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) revela que o ex-presidente Lula (PT) chega a liderar com 31% as intenções de voto para presidente do país; neste cenário, Marina tem 23% e Aécio tem 20%; entre dezembro de 2015 e março deste ano, o tucano caiu 11 pontos; em outro quadro, Lula tem 29%, Marina tem 18%, Aécio tem 17%, Jair Bolsonaro tem 7% e Ciro Gomes tem 5%; a sondagem foi feita entre os dias 9 e 12 de abril deste ano, com brasileiros com idade superior a 16 anos, residente em todos os estados brasileiros (exceto Roraima) e no Distrito Federal; pesquisa revela força do ex-presidente mesmo ele sendo muito bombardeado pela imprensa e pela oposição.

247 - Pesquisa Vox Populi, encomendada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) revela que o ex-presidente Lula (PT) chega a liderar com 31% as intenções de voto para presidente do país. A sondagem foi feita entre os dias 9 e 12 de abril deste ano, com brasileiros com idade superior a

Brasil/MANIFESTO DEMOCRÁTICO UNE CARREIRAS JURÍDICAS



25 abril 2016, Brasil 247 http://www.brasil247.com (Brasil)

Assinado por mais de 500 juízes, desembargadores, procuradores, promotores, defensores públicos e advogados, o "Manifesto pela Democracia", contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, foi entregue nesta segunda (25) no Senado; o texto diz impeachment para imputar crime de responsabilidade "perfaz-se em juízo jurídico-político, que não dispensa a caracterização, pelos membros do Congresso Nacional, de quadro de certeza sobre a prática delituosa que se imputa à autoridade assim questionada"; o documento critica a votação da Câmara: "constitui-se em ato de flagrante ilegalidade, de ruptura da ordem democrática, de trauma constitucional que marcará a história do país de forma indelével e irreparável"; o texto alerta para a a repercussão internacional negativa do fato e pede que os senadores votem contra o impeachment.

247 - Assinado por mais de 500 juízes, procuradores, promotores, defensores públicos e advogados, o "Manifesto pela Democracia", contrário ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, foi entregue nesta segunda-feira (25) no Senado. O texto diz "é sabido que o juízo de “impeachment” a versar crime de responsabilidade imputado a Presidenta ou Presidente da República perfaz-se em juízo jurídico-político, que não dispensa a caracterização, pelos membros do Congresso Nacional, de quadro de certeza sobre a prática delituosa que se imputa à autoridade assim questionada".

Neste contexto, o documento afirma que "se viu nitidamente carecer a Câmara dos Deputados na votação pela abertura do processo, a deliberação positiva do “impeachment” constitui-se em ato de flagrante ilegalidade, de ruptura da ordem democrática, de trauma constitucional que

Brasil/SENADO CONSTATARÁ QUE NÃO HÁ CRIME PARA IMPEACHMENT



25 abril 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)


Por Gleisi Hoffmann*


Segundo a senadora, no caso do impeachment, exige-se com rigor a determinação dos crimes praticados, todos previstos no artigo 85 da Constituição Federal e na Lei 1079/50.

O impeachment, afastamento de presidente da República por crime de responsabilidade, é um instituto excepcional previsto em nossa Constituição. Assemelha-se ao Estado de Defesa e ao Estado de Sítio. Por isso exige maioria absoluta dos Congressistas para sua implementação e fatos específicos graves e concretos para seu início.

No caso do impeachment, onde se usa subsidiariamente o processo penal, exige-se com rigor a determinação dos crimes praticados, todos previstos no artigo 85 da Constituição Federal e na Lei 1079/50. Para um crime se configurar é necessária conduta ilícita e dolosa. Ou seja, a Presidenta da República ter ela mesmo praticado um ato, no exercício de suas funções, que se configure ilícito, contra as leis e contra as normas vigentes, e que seja doloso, que ela tenha tido a intenção de causar o resultado ilícito. Nada disso está configurado no relatório de abertura do processo

Brasil/POR QUE ESCRACHAMOS MICHEL TEMER?



22 abril 2016, Levante Popular da Juventude http://www.levante.org.br (Brasil)


Nesta quinta-feira, 21 de Abril de 2016, o Levante Popular da Juventude realizou um escracho em frente à residência de Michel Temer, no Bairro Alto de Pinheiros em São Paulo. Além de denunciar a sociedade que esta casa é o Quartel General do Golpe que está em curso, entregamos simbolicamente a Constituição Federal que vem sendo rasgada pelo Vice-Presidente e seus apoiadores.

Assim como fizemos com os torturadores da Ditadura em 2012, com a Rede Globo em 2013, e com Eduardo Cunha em 2015, deixamos aqui as razões que nos levaram a escrachar Michel Temer:

1- Temer é Golpista: um dos principais operadores do Golpe em curso chama-se Michel Temer. Ele está protagonizando o afastamento de uma Presidente que não cometeu nenhum crime de responsabilidade, e não carrega nenhuma denúncia de corrupção. Este impeachment é um golpe parlamentar e midiático cuja

Brasil/CARTA ABERTA À EMBAIXADA DOS EUA EM BRASÍLIA



24 abril 2016, Pravda.ru http://port.pravda.ru (Rússia)
 
Edu Montesanti

Conforme seu próprio governo historicamente reconhece (e nem se precisaria disto), o gigante sul-americano desempenha papel crucial não apenas para a economia dos Estados Unidos, mas também para o próprio futuro da região:  "Para onde o Brasil for, o resto da América Latina irá", disse em 1971 o presidente de seu país, Richard Nixon, dos baixos da história quem renunciaria ao cargo, dois anos mais tarde, a fim de não ser impedido por escândalos envolvendo corrupção e espionagem.

Tal raciocínio tem sido parte fundamental da política externa estadunidense, além do propalado interesse dos senhores, integrantes do regime de Washington, em democracias e direitos humanos alheios que os leva às mais absurdas ingerências em todo o mundo -- inclusive na América Latina desde o século XIX sabotada, boicotada, invadida,vítima de golpes e genocídios pelos Estados Unidos,

BRICS NA LINHA DE MIRA: O 'IMPÉRIO' ATACA NO BRASIL



27 abril 2016, Pravda.ru http://port.pravda.ru (Rússia)

Eric DraitserStop Imperialism, 22/4/2016


                                                                De “Congresso em Foco”, Brasília, DF, 22/4/2016:
No ‘impeachment’, só 34 foram eleitos com os próprios votos.
Na votação do último domingo, 477 dos 511 deputados votantes só
chegaram à Câmara graças aos votos do partido,
da coligação ou de colegas mais votados
________________________________


New York - (Análise) A década passada assistiu a uma notável reunião de nações não ocidentais em parcerias econômicas e políticas. Essas instituições multilaterais têm sido apresentadas e promovidas como alternativas a órgãos do poder político e econômico ocidental 'tradicionais' como OTAN, FMI e Banco Mundial.

Do crescimento da Organização de Cooperação de Xangai, OCX [ing.Shanghai Cooperation Organization, SCO] ao estabelecimento da União Econômica Eurasiana, UEE [ing. Eurasian Economic Union, EEU] e à estratégia chinesa de "Um Cinturão, Uma Estrada" [ing. One Belt, One Road] para conectar grande parte das terras eurasianas pelo comércio e investimento, e mais recentemente, com o estabelecimento do Banco Asiático de Infraestrutura e Investimento, BAII [ing. Asian Infrastructure Investment Bank, AIIB], esses desenvolvimentos são vistos, por muitos, como essenciais para a descentralização do poder global, desconectando-o dos centros imperiais em Washington, Wall Street,

terça-feira, 26 de abril de 2016

BrasilMovimento Fé e Política condena golpe "patrocinado por corruptos"



25 abril 2016, Vermelho http://www.vermelho.org.br (Brasil)

 
Representantes do Movimento Nacional Fé e Política aprovaram, neste fim de semana, um documento condenando energicamente o golpe de Estado em curso no Brasil. O movimento reuniu centenas de militantes de movimentos sociais, de pastorais, sociólogos, cientistas polítcos, sindicalistas e teólogos, em Campina Grande, entre 22 e 24 de abril. 

De acordo com o documento, o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff é um golpe, "executado por forças antidemocráticas e antipopulares". Segundo o texto, a votação na Câmara dos Deputados, no último dia 17, deixou claro que se trata de uma "fraude patrocinada por pessoas corruptas e

Espanha/Juiz espanhol Baltasar Garzón denuncia golpe no Brasil



24 abril 2016, Brasil 247 http://www.brasil247.com (Brasil)


Juiz Baltasar Garzón, que prendeu o ditador chileno Augusto Pinochet e se tornou tão conhecido na Europa como Sergio Moro no Brasil, demonstra em artigo indignação com o que está acontecendo com a democracia brasileira; segundo ele, "a luta contra a corrupção é vital e deve ser prioritária em qualquer democracia, mas é preciso estar atento aos interesses daqueles que pretendem se beneficiar da 'cegueira' que supõe a luta em si mesma"; o jurista diz ainda ser "capaz de perceber o espetáculo oferecido pelo procedimento de juízo político que está em curso contra a Presidenta Dilma Rousseff e que guarda semelhanças com outros que foram vivenciados por países como Paraguai e Honduras"

ÉTICA POLÍTICA E JUSTIÇA NO BRASIL

Por Baltasar Garzón Real, jurista, magistrado e advogado espanhol

Partindo da consciência crítica de quem pertence a um país que em algum momento histórico exerceu o férreo poder do colonialismo atualmente em debate entre mil contradições e contrariedades, mas também partindo da firmeza democrática e da convicção de defender valores universais como justiça, liberdade e democracia, quero compartilhar com vocês meus sentimentos e algumas reflexões que tenho feito diante da difícil situação que vive institucionalmente o Brasil.

Sinto profundo pesar em observar que pessoas que são referências da boa política, defensores dos direitos sociais, de trabalhadores e daqueles que são os elos mais fracos da cadeia humana estão na mira das corporações que, insensíveis aos sentimentos dos povos, estão dispostas a eliminar todos os obstáculos que se lhes apresentem para consolidar posição de privilégio e controle econômico sobre

Fernando Lugo: "El caso de Brasil puede extenderse a otros países latinoamericanos"/ Экс-президент Парагвая в интервью RT: Импичмент Русеф — попытка подчинить Бразилию империи США



21 abr 2016, ТВ-Новости TV-Novosti http://actualidad.rt.com (Россия, Rusia)

Fernando Lugo, expresidente de Paraguay destituido en 2012, sabe mejor que nadie lo que es un proceso de destitución como el que enfrenta hoy la presidenta de Brasil. En exclusiva para RT Lugo explica por qué, aunque sea legal, no cree legítimo un proceso en que ve la bendición de EE. UU. y las posibilidades de que se extienda a otros gobiernos progresistas. El actual senador paraguayo afirma que su pueblo lo quiere otra vez al frente del país, y habla de los cambios que este necesita.



El expresidente de Paraguay Fernando Lugo ha declarado en exclusiva a RT que el caso de Brasil puede extenderse "sin duda alguna" a otros países progresistas de América Latina. "Con Evo Morales lo han intentado varias veces, con Correa también (...) los que están con cierta tranquilidad son Tabaré en el Uruguay, que fue reelecto, Michelle Bachelet en Chile, apunta el senador.

"Cuando los modelos se contraponen y son totalmente diferentes, con un itinerario marcado por la participación popular, donde la identidad ciudadana de los países se fortalece, donde los principios de autodeterminación, de independencia, y, sobre todo, de soberanía económica, cultural y política [son fuertes], sin duda las injerencias extranjeras siempre

Brasil/Greenwald: GOLPE NO BRASIL É UMA FRAUDE DEVASTADORA!



22 abril 2016


Foto: Conversa Afiada

Para Entender a Verdade no Brasil, Veja Quem Está Sendo Implantado na Presidência — e na Chefia das Finanças

Por Glenn Greenwald, em The Intercept

Não é fácil, para quem olha de fora, compreender todas as argumentações em jogo a respeito da crise política no Brasil e os esforços para depor sua presidente, Dilma Roussef, que venceu as eleições há apenas 18 meses, com 54 milhões de votos. A melhor maneira de entender a verdadeira natureza antidemocrática do que está acontecendo, no entanto, é olhar para a pessoa que os oligarcas brasileiros e suas organizações de mídia tentam empossar como Presidente: o Vice-Presidente Michel Temer, implicado em corrupção, extremamente impopular e servo fiel dos plutocratas. Dessa forma, torna-se claro o que realmente está acontecendo e porque o mundo deveria estar profundamente angustiado.

O chefe do New York Times no Brasil, Simon Romero, entrevistou Temer esta semana, e assim começa seu excelente artigo:

Rio de Janeiro – Uma pesquisa recente mostrou que apenas 2% dos brasileiros votariam nele. Ele está sob suspeita por conta de um depoimento que ligou seu nome a um enorme escândalo de propina. E uma alta corte da justiça decidiu que o Congresso deve considerar a abertura de impeachment contra ele.

O Vice-Presidente do Brasil Michel Temer está se preparando para assumir o Brasil no próximo mês se o Senado decidir depor a Presidente Dilma Roussef em julgamento.

Como alguém, em pleno domínio da razão, pode acreditar que o sentimento anti-corrupção é o que move os esforços da elite para depor Dilma, quando estão empossando alguém com acusações de corrupção muito mais sérias que as da Presidente? É uma farsa

Brasil/Impeachment domina discursos das Conferências de Direitos Humanos



24 abril 2016, Agência Brasil http://agenciabrasil.ebc.com.br (Brasil)

Carolina Gonçalves, Repórter da Agência Brasil

A presença exclusiva de integrantes do governo e de representantes da sociedade civil contrários ao impeachment da presidente Dilma Rousseff fez com que o processo contra a petista, em tramitação no Congresso Nacional, ditasse o rumo dos discursos de abertura das Conferências Conjuntas de Direitos Humanos, que ocorreu na noite de hoje (24), em Brasília. A ministra Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), uma das últimas a discursar, alertou que os quase 7 mil participantes do evento precisam ter um olho no futuro e outro no risco do retrocesso em garantias conquistadas até hoje.

“Imagino a perplexidade de muitos que participaram das últimas conferências. Cada vez que a gente participa de uma conferência imagina que vai chegar na próxima querendo mais. Chegar hoje, discutindo como não ter retrocesso é um absurdo para o país. Não vamos aceitar, vamos discutir como avançar. Temos obrigação de

Brasil/Paulo Coelho inicia campanha internacional para denunciar o golpe



 


Paulo Coelho, o escritor brasileiro mais conhecido no exterior, que vende milhões de livros no mundo inteiro e está há 400 semanas na lista de mais vendidos do New York Times, está engajado na luta para denunciar o golpe. Em seu Twitter, ele tem feito postagens contra o golpe e agora aderiu, também, à campanha internacional postando mensagem em inglês com hasthtag #StopCoupInBrazil, que significa "Parem o golpe no Brasil".