terça-feira, 12 de agosto de 2014

ANGOLA COM O CHILE

12 agosto 2014, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

António Luvualu de Carvalho*

A visita oficial que a Presidente do Chile Verónica Michelle Bachelet, efectua ao nosso país tem como pontos altos a recepção no Palácio da Cidade Alta e o discurso que vai proferir hoje na Assembleia Nacional.

Esta visita é mais um sinal de que Angola é um país estratégico na região e claramente uma potencia africana à qual os países de outras partes do mundo prestam atenção. Neste momento Angola é a terceira maior economia do continente com tendências a continuar a melhorar,  pelos sinais claros de estabilidade política e social  que afastam desconfianças, fazendo com que
investidores internacionais continuem a apostas na economia nacional.

Depois das visitas oficiais a Angola das Presidentes Dilma Rouseff, do Brasil, e Cristina Kirchner, da Argentina, as outras potências da América do Sul rapidamente se mobilizaram e definiram metas concretas para também poderem estreitar relações com Angola, um dos países que  mais cresce em África e no mundo. Assim que tomou posse a 11 de Março deste ano a Presidente  Michelle Bachelet incluiu nas suas prioridades uma maior abertura da economia chilena. As relações comerciais com Angola são muito fracas. Mas o Chile pretende abrir as portas da sua economia a Angola. Durante muitos anos, o  comércio intercontinental da América do Sul foi efectuado com países da União Europeia, EUA e a República Popular da China. Em África o grande parceiro comercial foi sempre a Nigéria. Mas, nos últimos tempos, as aberturas proporcionadas pela paz em Angola fazem com que o petróleo produzido no país em clima de paz e estabilidade possa facilmente chegar aos grandes mercados internacionais e a América do Sul não é excepção.

Actualmente, o Chile é a quarta maior economia da América do Sul, atrás do Brasil, Colômbia e Argentina. Com um Produto Interno Bruto de 342, 914mil milhões de dólares, as exportações do Chile são asseguradas em grande parte por minérios com o cobre, que corresponde a mais de 50 por cento das suas exportações.  Os outros produtos exportados em grande escala pelo Chile são produtos agrícolas com particular destaque para maçãs. A exportação de vinho também desempenha um papel muito importante nas receitas do Estado chileno.

Quanto à industrialização da sua economia, os principais produtos  são o cobre, lítio, ferro, aço, cimento, processamento de madeira, produtos do mar, equipamentos de transportes e da indústria têxtil. 

Na sua lista de principais produtos importados constam o petróleo e os seus derivados, máquinas industriais, automóveis e equipamentos electrónicos. A  sua economia é dividida em 59,5 por cento em serviços, 37 por cento na indústria e 3,5 por cento na agricultura.

O grande limitador da economia chilena é a dependência integral de petróleo e gás estrangeiro o que faz com que o país seja vulnerável às variações dos preços destes produtos no mercado internacional. Angola pode ser uma mais valia para o Chile já que o projecto Angola LNG começa em breve a exportar o seu gás natural liquefeito e pode dirigir grande parte da sua produção para aquele país que tem altas taxas de crescimento e a  economia tem sido superavitária.


O Chile consegue desde 2012 ter importações de 70, 2 mil milhões de dólares e exportações de 83,66 mil milhõesde dólares.  A taxa de inflação é de 2,8 por cento e a de desemprego de 6,4 por cento mantendo a sua força de trabalho em 8,2 milhões de trabalhadores activos. Com estes indicadores, Angola tem tudo para ser um parceiro privilegiado do Chile em termos comerciais. Pode exportar petróleo e gás e importar tecnologia mineira para dinamizar o sector nacional e também tecnologia industrial agrícola para aproveitar os nossos solos aráveis. 

* Docente Universitário.

Nenhum comentário: