1 agosto 2014, Jornal
de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)
Kumuênho da Rosa
A Presidente do Chile,
Michelle Bachelet, visita Angola nos próximos dias 11 e 12, a convite do seu
homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, disse ontem o novo embaixador
chileno, Gabriel Zepeda.
Em declarações à imprensa logo após a cerimónia de
acreditação, no Palácio Presidencial da Cidade Alta, o diplomata confirmou o
interesse do seu país em ver a cooperação bilateral ao mesmo nível que os laços
de amizade entre os dois países.
“Os laços entre Angola e o Chile são históricos. Temos uma grande
Segundo o embaixador Gabriel Zepeda, a chancelaria chilena tem “bem identificadas" as áreas em que pretende cooperar com Angola e destacou a agricultura, o intercâmbio tecnológico e a exploração mineira, como sectores prioritários.
Como todo o país que quer continuar a crescer, o Chile tem necessidades energéticas quase permanentes e Angola por produzir petróleo e gás pode ser um bom parceiro, salientou o diplomata. “Todo o país para crescer necessita de mais e mais energia. O Chile é um comprador de petróleo e de gás e Angola produz. É uma questão que temos muito presente, porque o gás é um combustível limpo", notou.
Oportunidade soberana
De acordo com o embaixador, a visita da Presidente Michelle Bachelet a Angola surge como uma oportunidade soberana para que os dois países possam inaugurar um novo capítulo na cooperação bilateral. “Essa visita representa um momento significativo e importante, pois vai permitir trabalhar com bases mais específicas na cooperação em vários ramos".
Sobre a abertura de uma missão diplomática do Chile em Luanda, medida que deve ser acompanhada pela diplomacia angolana, dentro do princípio da reciprocidade, o embaixador assegurou que o tema faz parte da agenda dos dois líderes. O embaixador Gabriel Zepeda garantiu que o dossier está entre as prioridades da chancelaria chilena e que por altura da visita da Presidente Michelle Bachelet vai haver um pronunciamento sobre o assunto.
Além do embaixador do Chile, foram acreditados ontem os novos embaixadores da Alemanha, Rainer Muller, do Paquistão, Asaf Khan, e do Uruguai, Alvaro Otero. Dos quatro embaixadores apenas o embaixador da Alemanha reside em Luanda.
Luanda e Berlim
Em declarações à imprensa, o embaixador da Alemanha disse que vai trabalhar para reforçar cada vez mais as relações de cooperação entre os dois países. Rainer Muller recordou que a visita do Presidente José Eduardo dos Santos a Alemanha, em 2009, assim como a visita da Chanceler Angela Merkel a Angola, deram um impulso importante nas relações entre Luanda e Berlim. O diplomata alemão está confiante num resultado excelente da próxima reunião da Comissão Mista Bilateral Angola-Alemanha, a realizar-se este ano.
O diplomata destacou o grande interesse do seu país em cooperar no sector industrial e de continuar a dar o seu contributo em projectos que ajudam a manter a economia angolana no caminho do crescimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário