segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Moçambique/PR do Chile em Maputo


A presidente da República do Chile, Michelle Bachelet, chegou ontem a Maputo, para uma visita oficial de 24 horas ao nosso país, a convite do Chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza.

De acordo com uma fonte oficial, a visita realiza-se no quadro do reforço das relações de amizade e cooperação existentes entre Moçambique e o Chile.

Por ter desembarcado cerca das 17.00 horas, a ilustre visitante não cumpriu ontem nenhuma agenda oficial, devendo hoje, esta manhã, depositar uma coroa de flores no monumento aos heróis moçambicanos, antes de
ser recebida pelo Presidente da República, Armando Guebuza, e deslocar-se à Assembleia da República, onde terá um encontro com os deputados das três bancadas parlamentares.

Um comunicado do Gabinete de Imprensa da Presidência da República enviado sexta-feira à nossa Redacção descreveu os objectivos da visita da Chefe do Estado chileno no quadro da avaliação e projecção da cooperação bilateral e multilateral e de troca de pontos de vista sobre as questões mais candentes da actualidade regional e internacional.

Segundo o mesmo documento, durante a visita, delegações dos dois países, lideradas pelos respectivos chefes de Estado, manterão hoje conversações oficiais, no âmbito do aprofundamento das relações de amizade, solidariedade e de cooperação existentes entre as duas nações.

Moçambique e Chile estabeleceram relações diplomáticas em Julho de 1990 a nível de embaixadores.

Em Junho de 1999, os dois países rubricaram, em Maputo, um memorando de entendimento que criou bases para o relançamento da cooperação bilateral na área das Obras Públicas, cuja aplicação é gerida nos parâmetros do acordo geral de colaboração vigente entre as partes.

O Presidente Armando Guebuza visitou o Chile em Maio de 2008, numa deslocação que produziu dois acordos nas áreas de Recursos Minerais e das Pescas, assinados em Santiago do Chile, constituindo-se no ponto mais alto da visita presidencial moçambicana.

O acordo sobre os Recursos Minerais incluía a prospecção dos recursos, investigação de tecnologias ambientalmente saudáveis, promoção de investimentos no sector geológico e promoção de produtos minerais.

É a primeira deslocação de um chefe do estado chileno a Moçambique, devendo, por isso, nas conversações de hoje, ser avaliado o estágio das relações bilaterais e identificarem-se novos mecanismos para a sua consolidação, aprofundamento e expansão.

Fonte diplomática moçambicana disse ontem ao “Notícias” que se espera que a visita da líder chilena “estimule e preserve a semente lançada pelos dois países nos anos 90 e contribua para a dinamização das relações político-diplomáticas entre as partes, para o reforço da amizade cada vez mais sólida”.

Michelle Bachelet chefia uma delegação que inclui três ministros, nomeadamente o dos Negócios Estrangeiros, Heraldo Munoz, da Agricultura e dos Recursos Minerais e Energia, para além de senadores e parlamentares.

No aeroporto de Maputo, a ilustre visitante recebeu cumprimentos de boas-vindas do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Balói, em representação do Presidente da República, Armando Guebuza.

Michelle Bachelet venceu com larga maioria as eleições presidenciais chilenas de 15 de Dezembro último, convertendo-se na primeira mulher reeleita Presidente do Chile, ao vencer a sua rival Evelyn Matthey, na segunda volta, com 62,15 por cento dos votos expressos pelos eleitores.


Bachelet governou o Chile pela primeira vez entre 2006 e 2010.

Nenhum comentário: