domingo, 24 de agosto de 2014

Angola/Fundo Soberano promove talentos

21 de Agosto 2014, Jornal de Angola http://jornaldeangola.sapo.ao (Angola)

O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) vai financiar os estudos, na Suíça, a 45 jovens licenciados angolanos considerados “talentosos”, disse fonte daquele organismo que gere a carteira de investimentos de capital do Estado.

O programa intitula-se “Futuros líderes em Angola” e visa a “capacitação de uma nova força de trabalho no país”, suportando para tal a formação de 45 jovens na Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique, Winterthur.

Esta formação, que começa na próxima semana naquela universidade da Suíça e
que se prolonga por seis meses, tem o foco principal na gestão de negócios internacionais, bancários e de finanças, precisou a fonte.

Uma nota do FSDEA esclarece que esta iniciativa oferece aos jovens angolanos licenciados e talentosos a oportunidade de fazerem parte de um curso intensivo e exclusivo de gestão centrado na actividade de gestão de negócios internacionais, banca de investimento e finanças. O programa, realizado em parceria com a Escola de Gestão e de Direito da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZHAW), foi anunciado na terça-feira durante uma cerimónia de boas-vindas para os estudantes angolanos. José Filomeno dos Santos, presidente do Conselho de Administração do FSDEA, refere que este programa de bolsa de estudo vai contribuir para a prosperidade de Angola, “porque tem como objectivo estratégico o estabelecimento de competências de gestão necessárias para a gestão eficiente dos recursos do país”. Os graduados, disse, vão adquirir experiências globais e um entendimento profundo de várias indústrias bem-sucedidas no mundo inteiro, tornando-se futuros líderes do saber em Angola. “Temos a certeza de que, no futuro, todos os participantes deste programa vão contribuir decisivamente para o crescimento económico e a prosperidade nacional”, afirmou José Filomeno dos Santos.

André Haelg, reitor da Escola de Gestão e de Direito da ZHAW, afirma que o curso vai proporcionar aos estudantes angolanos uma excelente educação no ramo empresarial. “Sendo uma universidade suíça líder com forte incidência na aprendizagem prática, estamos sempre dispostos a promover a evolução das condutas de gestão financeira em todo o mundo. É com enorme satisfação que nos propomos a desempenhar um papel importante no desenvolvimento de um sector forte de serviços financeiros em Angola”. 
 
Complementando o programa da bolsa de estudo, o FSDEA anunciou ainda a conclusão de um estudo para o lançamento de uma nova “Escola de Hotelaria no continente Africano”. O objectivo final desta escola é o de oferecer à juventude conhecimentos ao nível da indústria da hospitalidade internacional. O estudo concluído fornece informações sobre o panorama actual e futuro para a especialização de quadros africanos nesta indústria em Angola e no resto da África Subsaariana.

“A indústria da hospitalidade em África observa hoje um nível crescente de interesse por parte de operadores hoteleiros internacionais. Vários grupos hoteleiros anunciaram planos ambiciosos de expansão na região, mas nenhum se comprometeu em investir nas infra-estruturas e capital humano, necessários para materializar estes desenvolvimentos. Deste modo, tais anúncios têm servido para construir uma inflação incapacitante para o desenvolvimento da indústria. O estudo concluído recentemente pelo FSDEA indica que as recompensas a longo prazo para o sector da hospitalidade em África só poderão ser alcançadas através da priorização da construção das infra-estruturas de apoio e capacitação de quadros locais”, acrescenta o presidente do Conselho de Administração do FSDEA.
  
O desenvolvimento e o financiamento de programas de desenvolvimento social fazem parte da política de investimento do FSDEA. O Fundo está ainda a desenvolver um programa exclusivo para promover mais iniciativas nos sectores da formação vocacional e acesso à provisão de serviços de saúde, energia e água em regiões nas quais a rede de distribuição pública não esteja disponível.


“Um sector de serviços próspero é vital para o crescimento económico da região. Estamos certos de que a longo prazo estas iniciativas vão desempenhar um papel fundamental na atribuição das habilidades necessárias para empregabilidade e a participação autónoma da nossa geração jovem nestes sectores, como funcionários, prestadores de serviços ou consumidores”, conclui Filomeno dos Santos, presidente do Fundo Soberano de Angola.

Nenhum comentário: